novidades

noticias

Publicada: 03/08/2018

Associados que acreditam na atividade leiteira

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Uma propriedade pequena e organizada. Assim se pode definir a área onde residem Josimar e Junior Dalmora, que moram com suas famílias e seus pais na localidade do Pontãozinho, Espumoso. Ao lado do técnico em inseminação da Cotriel, Jefersson Camargo Keller e o técnico de campo da CCGL na região, Eduardo Feltrin, estivemos esta semana conhecendo o trabalho destes jovens.

Com uma área total de 30 hectares, 10 são destinados as 25 vacas da raça holandesa que em lactação produzem uma média de 26 litros cada por dia. A alimentação é a base de aveia preta e azevém, que foram semeados em uma área de 10 hectares, divididos em 60 piquetes, onde os animais passam em três piquetes por dia – manhã, tarde e noite -  a fim de facilitar o rebrote do pasto e evitando que as mesmas tenham de percorrer um caminho muito longo e gastem energia. As vacas também são alimentadas com silagem de milho e ração.

Josimar explica que resolveu permanecer na propriedade porque a estrutura foi bem estabelecida por seus pais e que entende que a atividade leiteira gera uma importante renda, que é mensal e depende exclusivamente do trabalho realizado: “Quando tomei a decisão de ficar em casa, tivemos o apoio dos nossos pais e levei em conta que este trabalho precisava continuar. Hoje vejo que tomei a decisão certa, pois além de gostar do que faço, minha família está bem instalada. Estamos tocando o que é nosso, pois temos uma propriedade que sempre foi bem administrada, com a participação de todos nas decisões”, disse.

Para Junior, mesmo sendo exigindo  compromisso diário, a atividade leiteira dá um bom  resultado. Ele frisou que após assumirem esta parte da propriedade, que já tinha um bom plantel de vacas, optaram por investir para obter mais retorno. A intenção é aumentar o número de animais nos próximos quatro anos: “. A partir dos animais que tínhamos, conseguimos, com a renda por eles gerada,  melhorar a nossa sala de ordenha. Daqui a quatro anos, queremos ter 40 vacas, pois mesmo sem sábado, domingo , feriado, chuva, sol e frio, estamos em casa e fazemos o que nos dá prazer. Temos uma boa assistência prestada pelo Eduardo Feltrin e o Jefersson os quais nos tem ajudado a melhorar cada vez mais, pois não sabemos tudo e todo o conhecimento que adquirimos procuramos aproveitar no nosso dia-a-dia”, ressaltou.

Feltrin disse que a família Dalmora é um dos exemplos de que a maioria dos produtores abordados  pela Cotriel e CCGL,  através do  Programa de Qualidade do Leite, implantado há pouco mais de 60 dias,  estão entendendo a importância de adquirir bons materiais de pastagem e se enquadrar nas normas estabelecidas pela indústria, as quais são enviadas pela CCGL via telefone e correspondência, e tem sido reforçadas nas visitas às propriedades:   “Estamos aqui para ser parceiros do produtor, pois queremos que ele obtenha mais qualidade e  produtividade com os seus animais. É uma relação onde todos ganham”, enfatizou.  

Jefersson avaliou que desde o começo da entrada em vigor do programa de qualidade da Cotriel e CCGL, os produtores estão se adaptando, pois entenderam que esta é uma forma de ficar na atividade: “Tivemos pouquíssimas baixas, sendo que a maioria, além de valorizar a atenção que damos a ele, ajudando no seu planejamento de pastagem e melhorando a qualidade do leite entregue, está aceitando os padrões estabelecidos. Nossos índices de qualidade diante da CCGL melhoraram e temos certeza que continuaremos melhorando”, finalizou.

Ouça aqui a entrevista com Josimar, Júnior e Eduardo.

Aqui a entrevista com Jefersson Keller.