novidades

noticias

Publicada: 20/10/2017

Colheita das culturas de inverno já começou na área da Cotriel

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

A colheita das culturas de inverno já iniciou na área de abrangência da Cotriel. Segundo o gerente de grãos da Cooperativa, Odélcio Leopoldo Hartmann, devido ao excesso chuvas e a geada de julho que prejudicou  seu desenvolvimento,  a qualidade da aveia recebida até o momento é bastante inferior em relação ao ano passado. "A impureza  é outra preocupação, sendo que  o  azevém é a principal causa, por ser mais resistente a geadas, acabando por se se desenvolver mais que a cultura implantada”, lembra.

No que diz respeito ao trigo, apenas cinco por centro de toda a área plantada foi colhida na região atendida pela Cotriel. Hartmann enfatizou que  que a área plantada este ano é de apenas 16.391 hectares, fazendo que o recebimento da cultura caia drasticamente:  "Esperamos que o recebimento seja  40% inferior ao ano passado, pois o trigo, ao contrário de 2016, sofreu mais com o excesso de  chuvas  do que com as  geadas, que no período entre maio e  outubro foram de  1099 milímetros  em 23 dias,  e apenas seis dias de geadas”, destacou.

As variedades mais plantadas este ano foram a TBIO Sinuelo, com 38% e TBIO Toruk, com 32%, sendo que outras 12 variedades correspondem aos demais 30% da área. As primeiras cargas entregues demonstraram uma qualidade do produto  bem inferior à safra passada  e no limite de grãos germinados, pois precisamos de tempo bom para colher o  produto que está no campo", disse.

O trigo é a cultura que mais características agronômicas e fitossanitárias possui.  Além disso tem ainda a questão da qualidade tecnológica como: Força W, Numero de Quedas e Estabilidade ,     que são  normas essas exigidas para vender o cereal. Este ano, com o equipamento NIR Infrared adquirido pelo Moinho da Cotriel é possível saber, em menos de um minuto resultados de quesitos como proteína e  Amido Danificado , permitindo conhecer de forma mais precisa durante a  safra a qualidade do produto recebido.

Odélcio informou que  Cotriel vai  continuar segregando o trigo, visando obter matéria prima com determinadas características do interesse do mercado. Ele  explicou que o procedimento para  recebimento vai ser o mesmo do ano passado: " O produtor deve vir com o bloco preenchido com o nome da  variedade  que está entregando para a Cooperativa. As contra amostras das cargas dos produtos ficarão à disposição por 40 horas para dirimir qualquer dúvida, após este período serão descartadas, invalidando qualquer reclamação", afirmou.

Hartmann salientou que as condições de recebimento do trigo dependem quase que exclusivamente do clima:  "Se chover pouco na colheita fica mais fácil de receber o trigo. Se for muita chuva, poderemos ter dificuldades , pois  as instalações da Cotriel  são para receber um produto úmido e seco na segregação que vamos fazer. Poderemos  ter um cereal com duas características diferentes e isso pode dificultar a agilidade do recebimento e secagem do grão, motivo pelo qual  precisamos da ajuda e compreensão dos associados", finalizou.

Ouça aqui a entrevista de Hartmann concedida ao jornalista Roger Nicolini.