novidades

noticias

Publicada: 13/02/2018

Cotriel começa turma de 2018 do Programa Aprendiz Cooperativo

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Programa que visa inserção no mercado de trabalho de jovens que buscam o primeiro emprego, o Aprendiz Cooperativo iniciou  as atividades nesta segunda-feira, 05, no Auditório da Afeco.  A Cotriel e a Cooperativa dos Profissionais em Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Coeducars), promotoras do programa, reuniram os jovens e seus pais para explanarem acerca do funcionamento do mesmo.

Na abertura do encontro,  foi apresentado a todos os presentes o vídeo institucional da Cotriel.  Em seguida foi informado sobre os direitos e deveres dos jovens, que desde agora passam a ser funcionários. Na sequencia, foram esclarecidos detalhes sobre a parte prática e teórica do Aprendiz Cooperativo.  Esteve presente também a coordenadora do programa, Fátima Hallal, que divulgou os conteúdos das aulas teóricas e os professores que irão proferir cada disciplina.

Estabelecido pela  Lei nº 10.097/2000, o Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS determina que  estabelecimentos de qualquer natureza contratem, em seu quadro de empregados, entre 5% e 15% de jovens aprendizes. Os estudantes são remunerados para participar das aulas e após um período começam a fazer estágio em vários setores da Cotriel onde colocam em prática os conteúdos aprendidos no curso.

Este ano, serão três turmas, com um total de 77 jovens, que terão 1000 horas/aula divididas em 400 de teoria e 600 em atividades práticas. As aulas teóricas serão realizadas nas dependências da Escola Ruy Piégas da Silveira, de Espumoso.  As aulas vão de fevereiro de 2018 até junho de 2019.

Ouça aqui a entrevista da coordenadora do Jovem Aprendiz na região, Fátima Hallal.