cotriela força da união

  • SERVIÇO DE PREVISÃO DO TEMPO ESTÁ INDISPONÍVEL NO MOMENTO.

novidades

noticias

Publicada: 13/04/2018

Cotriel está à disposição dos produtores que quiserem planejar lavouras para Agricultura de Precisão

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

A Agricultura de Precisão Cotriel, Programa Elite, sempre tem feito a diferença na  safra de soja. A correção do solo, que oportuniza conhecer onde que são os locais mais carentes de nutrientes, aliada aos tratos culturais feitos de forma adequada e ao grande volume de chuvas proporcionou a produtividade que a região atendida pela Cotriel tem obtido nesta safra. Com a colheita se encaminhando para o final, é hora de planejar o próximo plantio e as coletas precisam começar o mais breve possível.

Ferramenta está à disposição de  todos os associados que desejarem

Serviço disponível ao associado de toda a região de abrangência, da Cooperativa, a AP Cotriel cresce a cada ano. Segundo o técnico agrícola do setor, Edival Winck, em 2017, a área atendida chegou a 44  mil hectares em toda a região de abrangência da Cooperativa. "Atualmente, 753  sócios utilizam a AP,  o que significa que há um potencial muito grande a ser explorado. Após fazer a colheita e apurar os resultados, o produtor com mais calma e tranquilidade  pode decidir utilizar esta ferramenta oferecida pela Cooperativa  O associado deve procurar o Departamento Técnico da Unidade mais próxima da sua região.

Resultados com o sistema de AP estão cada vez mais visíveis

Winck destaca que a correção do solo é a base, mas não o único fator que gera maior produtividade. Uma das principais vantagens da agricultura de precisão é otimizar a necessidade de aplicação de calcário, mas se tem de levar em conta que outros nutrientes estão em deficiência nos nossos solos, "Na nossa área de abrangência, dos 44 mil hectares já mapeados, se tem dados que a  deficiência em partes dos talhões de calcário, e uma grande deficiência dos macro elementos  como fósforo, potássio e enxofre, devido às altas produtividades a  quantidade extraída de nutrientes é maior. Por esse motivo as reservas do solo vem reduzindo, sendo importante um acompanhamento detalhado do solo.

Ele encerra explicando que em alguns dos produtores assistidos, foi possível traçar um comparativo de aumento de produtividade na área corrigida com o sistema de AP.  "No primeiro ano, o aumento da produtividade foi de até cinco sacos , ao passo que, utilizando a ferramenta no segundo ano seguido, este valor aumenta para aproximadamente 10 sacos de soja por hectare. Recomendamos que a cada dois, no máximo três anos, o trabalho seja refeito, pois o solo também precisa de cuidados constantes", disse.

A estrutura da AP Cotriel conta atualmente com seis caminhões, sendo cinco locados na Sede, e outro na filial da Cotriel de Estrela Velha, e dois quadriciclos, que percorrem as áreas fazendo as coletas de solo. 

Ouça aqui a entrevista com o engenheiro agrônomo da Agricultura de Precisão, Evandro Schmatz.