novidades

noticias

Publicada: 23/06/2021

Dia C de Cooperar Cotriel terá a Campanha Coopere para Alguém Sorrir

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Dia C já faz parte da agenda estratégica do Sistema OCB e do Sistema Ocergs e reforça o propósito do movimento SomosCoop: tornar o cooperativismo brasileiro mais conhecido pela sociedade e despertar o orgulho naqueles que já fazem da cooperação uma prática diária.

A Cotriel, a fim de se integrar mais às comunidades onde está inserida e devido às restrições impostas pela pandemia, resolveu este ano retomar as ações do Dia C com um mote diferente: as pessoas carentes. Na campanha “Coopere para Alguém Sorrir”, os 10 supermercados da Cooperativa – Sede, Centro, em Espumoso, Salto do Jacuí, Alto Alegre, Depósito, Campos Borges, Estrela Velha, Pontão do Butiá, Arroio do Tigre e Jacuizinho - terão caixas para coleta de alimentos. O prazo de doações vai até 31 de julho.

 A coordenadora e idealizadora da iniciativa, a assessora administrativa da Cotriel, Ana Beatriz Camargo Gava, salientou que este ano o foco serão as famílias carentes. “Cada mercado vai receber sua doação e após o término da campanha, o gerente entrará em contato com as escolas do município, que indicarão as famílias mais necessitadas que receberão estas doações. O objetivo é fazer uma ação assertiva e que atinja quem realmente precisa”, explicou.

Dia C em 2020 no Brasil

Só em 2020, mais de 7,8 milhões de pessoas foram beneficiadas com as mais de 2,8 mil iniciativas e ações realizadas por 2.226 cooperativas e seus mais de 137 mil voluntários. Se considerarmos as ações focadas no combate ao coronavírus, bem como à redução dos efeitos da Covid-19, o total realizado no ano passado foi de 2.159. Ao todo, 1.383 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista. Aliás, as iniciativas estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas.

Números no Rio Grande do Sul

No RS foram mais de 1,3 milhão de pessoas beneficiadas nos últimos seis anos. Em 2020, 8.524 voluntários de 339 cooperativas e entidades parceiras se dedicaram em ações que englobaram 205 municípios e beneficiaram 434.129 pessoas.