novidades

noticias

Publicada: 25/10/2016

Gerente de grãos avalia qualidade do trigo na área da Cotriel

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

A colheita da aveia já começou em alguns municípios de abrangência da Cotriel. Segundo o gerente de grãos Odélcio Leopoldo Hartmann, o rendimento e a qualidade estão boas O pH médio é 52, sendo que a umidade de recebimento do produtor na Cooperativa é de 13%. Quanto a impureza  o azevém é a principal causa, devido à sua conhecida resistência.

No que diz respeito ao trigo, Hartmann enfatizou que a primeira região que já tem adiantada a colheita do cereal é Pantano Grande, mesmo que a área plantada tenha sido inferior em relação  aos últimos anos. Embora tenha havido esta diminuição por parte do produtor associado, o gerente acredita que o recebimento deve ser um pouco superior ao registrado no ano passado, mesmo com as chuvas dos últimos dias: "Em 2015 foi o menor recebimento registrado na história da  Cotriel, devido às geadas tardias que aconteceram. Este ano o inverno foi de precipitações mais tardias e em grande quantidade, mas o número de geadas foi bem superior se comparado ao último ano.  Mesmo assim,  devido os tratos culturais feitos pelo produtor e recomendados pelo Departamento Técnico da Cotriel a safra tem tudo para ser  boa e termo de qualidade de grãos", disse.

CLIMA - Ciclo das culturas de inverno-Maio à Outubro
                 Chuvas         
Ano    Total    N° dias    Geadas    
2014    1533    62            11    
2015    1205    55            8    
2016    736      3             23    

Cooperativa continuará segregando trigo

Odélcio enfocou que por ser uma cultura que mais características agronômicas e fitossanitárias possui, itens como força  W, número de quedas e estabilidade são levadas muito em conta na hora de comercializar o cereal.  "Só sabemos a qualidade que temos nos silos e armazens após a colheita e uma rigorosa análise realizada pelo laboratório da UPF. Devido à este fator a Cooperativa vai continuar segregando o trigo, visando obter uma matéria prima que atenda as necessidades do mercado exportador e dos moinhos que adquirem o trigo produzido pelos produtores", afirmou.

Por cultivares na área de abrangência  da Cotriel em 2016, 61% do que foi plantado era da variedade TBIO Sinuelo, 21% TBIO Sintonia, 13%¨ TBIO Toruk e 2% as cultivares Tarumã e TBIO Iguaçu e 1% a variedade Mestre.

Produtor deve preencher no bloco a variedade que irá entregar


O gerente de grãos da Cotriel lembrou que o procedimento para receber trigo em todas as Unidades será o mesmo do ano passado. Ele ressalta que para facilitar a segregação o produtor precisa fazer a sua parte:  “Quando sair da lavoura, o bloco deve ser preenchido constando o nome da  variedade do trigo que está entregando  Exemplo: uma carga de Trigo Sintonia aproximadamente 8.000 quilos.

Ele ressalta ainda que as contra-amostras das cargas dos produtos ficarão à disposição por 40 horas para que sejam tiradas todas as dúvidas e após este período serão descartadas, invalidando qualquer reclamação.

Por fim, ele ressalta que  a agilidade do recebimento depende e muito do clima: "Se tivermos chuvas vamos ter um pouco de problema já que segregar trigo requer bastante cuidados  no recebimento e, principalmente,  na secagem para posterior  armazenagem.

Em termos de importância anual de recebimento de grãos na Cotriel o trigo é a segunda cultura de maior destaque, perdendo somente para a soja.