novidades

noticias

Publicada: 17/10/2018

Gerentes das Unidades de Arroio do Tigre, Estrela Velha e Sobradinho projetam plantio de verão

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Os gerentes das unidades da Cotriel. De Estrela Velha, Flavio Frighetto, de Sobradinho, Leandro Fernandes e de Arroio do Tigre, Sebastião Mendes conversaram sobre o desenvolvimento da safra de inverno e acerca da expectativa para o início do plantio de verão.

Flávio afirmou que Estrela Velha tem alguns produtores tradicionais que plantam trigo, mas as chuvas e os frios registrados em setembro e outubro prejudicaram o desenvolvimento do cereal, que começará a ser colhido assim que o tempo permitir.  Quanto ao plantio das culturas de verão, ela acredita que a partir da segunda quinzena de outubro se iniciará o plantio da soja, pois devido ao grande registro de chuvas a tendência é que ocorra um  pouco atrasados com relação à dessecação destas áreas. – Quanto ao pacote de troca de insumos por grãos, o mesmo ultrapassou a expectativa, pois foi feita uma área que equivale a 9 mil hectares de soja.

Já a região de Sobradinho, que pega as cidades de Sobradinho, Segredo, Passa Sete, Lagoão, Segredo e Lagoa Bonita do Sul,  segundo o gerente, Leandro Fernandes tem apenas 45 hectares de trigo, concentrados em um único produtor, sendo que grande parte das áreas está em pousio ou tem gado de corte ou pastagem. Quanto ao plantio de verão, uma pequena parte dos sócios fez o cultivo em 10 de outubro, sendo que a área ganhará corpo a partir do fim de outubro, início de novembro.  Quanto ao pacote de troca de insumos por grãos, Leandro acredita que a área total feita tenha sido de cerca de 5 mil hectares.

Na região atendida pela Cotriel em Arroio do  Tigre, o gerente Sebastião Mendes, ao ser indagado acerca da perspectiva de início do plantio da soja, diz que devido à oleaginosa ser cultivada na resteva do fumo, há um plantio precoce, de alguns produtores, que tem o hábito de guardar semente em casa e acabam prejudicando o plantio, pois a semente acaba perdendo vigor e peso. Quanto ao plantio de milho, cultura que é bem significativa e na qual é onde a Cotriel mais recebe para tocar as atividades do moinho, a área  e esse ano  vai cair um pouco, mas não muito, porque o preço vai permitir que mesmo com o custo alto ainda valha a pena plantar o cereal.  O pacote de troca de insumos por grãos na Unidade abrangeu uma área de cerca de 2 mil hectares.

Ouça aqui a entrevista.