novidades

noticias

Publicada: 27/09/2016

Lavouras de inverno se desenvolvem bem na região da Cotriel

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

O clima dos últimos dias,  que teve pouca incidência de frio e vários dias de sol, está favorecendo o desenvolvimento do trigo e aveia branca e preta. O técnico agrícola da Sede, Rafael Ottoni Klein diz que a antecipação do clima mais frio está proporcionando que o trigo esteja se desenvolvendo em seu ciclo normal, sendo que há um pequeno incidência de oídio, devido às atuais condições de clima, e manchas foliares, presentes principalmente nas áreas de trigo sobre trigo. Quanto à ferrugem, ele destaca que esta doença está mais controlada, devido ao clima frio registrado à noite, mas pragas como pulgão e percevejo começam a atacar devido ao clima e ao estágio de final de floração e início de enchimento que  o trigo atualmente se encontra. Quanto à aveia, a variedade branca está em ótima fase e na preta, boa parte das áreas está se desenvolvendo e algumas acamaram devido às geadas registradas no mês de agosto.


Na região do Depósito, o técnico agrícola Everton Santos afirma que mesmo sendo uma área tão expressiva, a cultura de trigo tem incidência mínima de manchas foliares ferrugens e percevejos,  devido ao clima e tratamentos feitos pelos produtores, que entraram nas áreas na hora certa. "As lavouras estão em ótima qualidade como há muito tempo não se via e as perspectivas de produtividade são boas, devido à ótima qualidade, desenvolvimento e sanidade que a cultura  encontra-se atualmente em nossa região.


 Na Serra dos Engenhos, o técnico Eduardo Strelow de Oliveira pontuou que as lavouras de trigo diminuíram consideravelmente, devido às perdas dos últimos três anos, mas que os plantadores tradicionais estão satisfeitos e que a presença de pragas e doenças está praticamente igual à Sede e ao Depósito.
 

Os técnicos recomendam que por estar na fase final, o trigo merece cuidado agora, pois devido ao ciclo reprodutivo e aumento das temperaturas,  o cereal acaba ficando mais sensível à pragas, como a lagarta,  e doenças, principalmente a ferrugem, e é fundamental acompanhar semanalmente, com o técnico da Cotriel da região,  o desenvolvimento da lavoura, para evitar problemas.


Quanto ao plantio da soja, a maioria das cultivares tende a ser plantada depois do dia 15 de outubro. Segundo o técnico da Sede, o perfil de plantio devido às informações serem de chuvas um pouco abaixo da média saltará de 120 com cultivares superprecoces para  135 dias, com a implantação de variedades de ciclo semiprecoce como 5909, Tornado e TMG, com resistência a lagarta Inox, que tem mais estabilidade. Quanto ao milho, na Sede a tendência é surgimento de algumas áreas com plantio de pivô e na Serra dos Engenhos e Depósito, haverá manutenção das atuais áreas, focadas na produção de silagem.