novidades

noticias

Publicada: 27/07/2018

Lavouras de trigo estão bem desenvolvidas na região de Espumoso

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

A área de trigo plantada na região de Espumoso, que chega a seis mil hectares, está em fase de final de perfilhamento, iniciando o alongamento das plantas. Segundo o técnico agrícola da Sede, Jeferson Morás, o desenvolvimento está excelente,  favorecendo o potencial produtivo:  "O clima foi favorável desde o plantio e as cultivares estão germinando de forma satisfatória", disse.

O técnico alerta  que a primeira aplicação de herbicidas e de Nitrogênio foi feita no tempo correto, sendo que a partir de agora, o controle tem de ser ainda mais rígido:  O manejo de invasoras e a primeira aplicação de Nitrogênio foram feitos com ótima eficiência, sendo que a partir de agora, assim que o tempo permitir, é preciso que  o produtor já faça a segunda aplicação da substância na planta. Com a umidade excessiva,  já é possível  encontrar os  primeiros sintomas de doenças como ferrugem, manchas foliares e, principalmente oídio, sendo que é fundamental intensificar as vistorias para fazer o controle no momento certo.

Por fim, Morás avalia o desenvolvimento das demais culturas, enfatizando que é fundamental controlar a buva nesta época, a fim de reduzir custos quando no desenvolvimento da soja:  “As áreas de aveia, azevém e as destinadas a pastagens estão com desenvolvimento razoável,  mas o momento pede atenção principalmente no que se refere ao controle da buva,  que se combatida neste momento terá menor dificuldade de controle e menor custo. Colocamos a assistência técnica da Cooperativa à disposição, pois estamos sempre prontos para tomar uma decisão em conjunto com nosso associado", finalizou.