novidades

noticias

Publicada: 03/08/2018

Lavouras de trigo tem bom desenvolvimento em Tunas

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Na  região de atuação do Posto de Recebimento da Cooperativa em  Tunas dos 9 mil hectares de lavouras plantadas,  área aproximada de 9 mil cerca de mil são de trigo, 2 mil tem o cultivo de aveia e 6 mil hectares estão em pousio, sem nenhuma utilização no inverno, variado entre áreas para gado ou com aveia e azevém guacho.

O técnico agrícola da Cooperativa Maúricio Jung, se diz surpreso com o desenvolvimento apresentando nas lavouras de trigo, uma vez que mesmo com as  condições climáticas enfrentadas  nos últimos dias, com tempo nublado, garoa, e frio intenso,  o desenvolvimento do cereal vem ocorrendo de forma satisfatória,  com áreas com excelente potencial produtivo.

Maurício diz que as lavouras onde estão plantadas aveia preta e azevém também tem bom estágio, mesmo com  atraso no desenvolvimento inicial da aveia. Ele pede atenção em relação às doenças, embora as lavouras estejam bem sadias. As áreas de trigo sobre trigo, onde há  uma ocorrência grande de mancha, além da  ferrugem, devem também estar protegidas com aplicações preventivas de fungicidas.

Nas áreas de pousio, onde a exemplo das que possuem trigo haverá em menos de 90 dias o plantio de soja, o técnico chama a atenção quanto ao controle das plantas daninhas, com aplicação de herbicida no mês de agosto, sendo que a compra de adubos, quanto mais antecipada for, em melhores condições os associados poderão adquiri-las.

Tunas tem hoje 150 associados e conta   com assistência técnica, venda de insumos, de rações e recebimento de grãos, tudo centralizado na filial, e feito com agilidade.

Ouça aqui a entrevista.

Na foto a propriedade de José Luiz Favaretto