novidades

noticias

Publicada: 03/04/2020

Lojas de Ferragens da Cotriel seguem comercializando vacina contra a febre aftosa

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Fonte: Setor de Comunicação

Iniciada em 16 de março, a  campanha de vacinação da febre aftosa,  prosseguirá até 14 de abril.  A antecipação faz parte da estratégia do Estado para ser declarado pelo Mapa como livre de aftosa sem vacinação, a fim de obter, num segundo momento, o reconhecimento internacional dessa condição pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Até o momento, no Brasil, apenas os estados de Santa Catarina e Paraná conquistaram o status sanitário de zona livre de aftosa sem vacinação. A dose da vacina segue a mesma das etapas anteriores, de 2 ml - a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido tipo C). 

Em todo o Rio Grande do Sul a expectativa é de que 12,6 milhões de animais sejam imunizados, entre bovinos e bubalinos de todas as idades. 

O prazo para a apresentação de notas ficais de compra de vacinas contra a febre aftosa às Inspetorias de Defesa Agropecuária ou Escritórios de Defesa Agropecuária  foi prorrogado até 30 de abril. Conforme instrução normativa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Para isso, o produtor deve enviar à IDA em que está cadastrado a cópia da nota fiscal de compra da vacina contra febre aftosa e a declaração da quantidade de bovídeos vacinados, por categoria e data da aplicação da vacina. Com estes dois documentos, as IDAs poderão proceder à homologação da vacina do produtor, registrando os dados na planilha de homologação e no Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).

Quem quiser adquirir a vacina contra a aftosa nas Lojas de Ferragens da Cotriel da Sede, Campos Borges, Salto do Jacuí, Alto Alegre, Sobradinho e Tunas devendo estar munidos de um recipiente térmico para armazenar a mesma.