novidades

noticias

Publicada: 12/01/2021

Médico veterinário de Salto do Jacuí dá dicas de como prevenir a tristeza parasitária bovina

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Fonte: Setor de Comunicação

A Tristeza Parasitária Bovina - TPB,  é provocada pela presença de dois parasitas no sangue (hemoparasitas) identificados como Babésia e Anaplasma, sua prevalência pode estar acima de 13% no rebanho e podem levar a morte em 35% dos casos quando os animais não forem tratados rapidamente. Os animais que se recuperam de forte anemia podem levar muitos meses para se curar totalmente, mas o atraso no ganho de peso, desenvolvimento corporal e produtivo jamais serão recuperados. Estes parasitas são transmitidos de um animal para o outro por meio de vetores como carrapatos e moscas, mas a infecção pelas agulhas compartilhadas também pode ocorrer. Animais estressados podem manifestar mais rapidamente a doença e isso pode ser observado quando submetidos a manejos (movimentação e desmama) e estresse térmico. A TPB é mais frequente em animais jovens, mas quando afeta adultos no primeiro contato pode ser mais agressiva e fatal.

O gado leiteiro costuma ser mais acometido pela tristeza parasitária do que o gado de corte. "A gente sabe que os bovinos de leite têm uma infestação por carrapatos muito maior do que os bovinos de corte", explica o médico veterinário da Unidade da Cotriel de Salto do Jacuí, Sidinei Trenhago.

Os produtores devem ficar atentos aos sintomas da tristeza parasitária e, em caso de suspeita de sua ocorrência, procurar um especialista para que seja dado o tratamento adequado, evitando maiores danos ao rebanho e prejuízos à sua produção.

O tratamento da TPB deve ser rápido e como o diferencial de diagnóstico a campo é difícil, a melhor alternativa é tratar as duas infecções simultaneamente com produtos para baixar a febre e abrir o apetite e para recuperar a hidratação e auxiliar na recuperação e produção das hemácias.

Assista aqui a entrevista.