novidades

noticias

Publicada: 21/09/2020

Nematoides causam sérios prejuízos às áreas e combate exige rotação de cultura e matéria orgânica

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Fonte: Instituto Phytus

Os nematoides causam um prejuízo de U$$ 4 bilhões por ano no Brasil. Uma lavoura de soja que esta tomada pela praga pode perder até 15 sacas por hectare.

Os fitonematoides são um grupo de microrganismo de dificílimo controle e estão presentes em praticamente todos os estados produtores de soja. Segundo Paulo Santos, ferramentas para o manejo utilizadas isoladamente, apresentam baixa resposta no controle. Em função disso, o ajuste varietal, a utilização de cultivar de soja resistente ou com baixo fator de reprodução, é um dos requisitos fundamentais para o sucesso no manejo. “Conhecer a reação da cultivar de soja, permite uma melhor integração das outras ferramentas para o manejo, reduzindo as chances de insucesso nessa tarefa a médio a longo prazo”. Relatou o pesquisador.

Habitantes naturais do solo, algumas espécies de nematoides podem causar danos de diferentes magnitudes. A sensibilidade da cultura, a densidade populacional no solo e o clima favorável para sua reprodução representam uma combinação perigosa que pode resultar em altos prejuízos nas lavouras. O idealizador do aplicativo e colaborador ad hoc, responsável pela área de Nematologia do Instituto Phytus, o biólogo M.Sc. Paulo Santos explica que, quando constatada a presença em níveis elevados no solo, a erradicação destes parasitas é muito difícil, principalmente, por conta dos altos custos. “Uma vez diagnosticados, os produtores deverão conviver com esse patógeno, planejando medidas de médio e longo prazo, buscando reduzir gradativamente essa população em níveis que não acarretem danos à lavoura”.

Entre as culturas atingidas estão as de maior relevância econômica como a soja, o milho, o algodão, o arroz, a batata, a cenoura, o feijão, o tomate, a cana-de-açúcar, entre tantas outras. Segundo o pesquisador, as plantas infectadas podem apresentar um visível declínio em seu crescimento, acompanhado de folhas amarelecidas, baixo vigor, podendo também, em alguns casos, ocorrer a morte da planta devido ao distúrbio causado pelo nematoide no sistema radicular. Nesse caso, no sistema radicular será visualizada a formação de galhas ou tumores (engrossamento da raiz), lesões com coloração escura (tecidos necrosados), descolamento cortical e diminuição no volume e crescimento do sistema,  comprometendo a absorção e translocação de água e nutrientes pela planta. Normalmente, estes sintomas estão dispostos em mancha ou reboleiras.

Sintomas

Contudo, os sintomas mais comuns se assemelham a outros problemas, como deficiência nutricional, mancha de calcário, compactação do solo e encharcamento, podendo passar despercebidos aos olhos dos produtores, culminando em agravamento de suas áreas. Desta forma, o aplicativo desenvolvido pelo Instituto Phytus será de grande valia para que o reconhecimento do problema seja acelerado, elevando as chances de contenção dos prejuízos das culturas atingidas.

O pesquisador alerta ainda que, embora existam ferramentas surgindo, de ordem genética, cultural, biológica ou química, o sucesso frente ao manejo de nematoides passará diretamente pela identificação da espécie presente na área. “É importante salientar que dificilmente o produtor encontrará uma medida milagrosa, a qual resolverá todos os seus problemas. Vale lembrar que, recomenda-se, quando possível, a associação de mais de uma dessas práticas na realização do manejo na área afetada”.

Assista a entrevista.