novidades

noticias

Publicada: 09/06/2017

Projeto Escola no Campo Syngenta e Cotriel realizou treinamento

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Na manhã de terça-feira, 06, no Auditório da Afeco, aconteceu a capacitação do Projeto Escola no Campo. Trinta professores, sendo sete de três escolas de Espumoso e 23 de 9 escolas municipais do interior de Soledade passaram pelo curso, proferido por Thiago Bezerra, da Fundação Abrinq, que desde 2009 realiza as ações estratégicas e faz o apoio técnico da iniciativa. Durante as quatro horas de palestra, foram demonstrados os princípios do projeto criado pela Syngenta em 1991, em São Paulo, para conscientizar as novas gerações da necessidade de se preservar o meio ambiente.

 O representante da Fundação Abrinq lembrou que o escola no campo vem de encontro a valorizar a vida do campo, estando integrado às mudanças necessárias para a educação do campo, pois o contato com as professoras permite conhecer a realidade vivenciada em cada escola e melhorar as práticas e possibilidades para que esta relação do aluno do campo com a escola seja cada vez melhor e mais produtiva. “O cronograma começou com esta capacitação e após o recebimento do material o plano de ação fica a cargo de cada escola, sendo que a Fundação, a Syngenta e a Cooperativa coordenam a organização  de atividades que envolvam alunos, pais e comunidade”, salientou.

Ao falar em nome das escolas, a coordenadora pedagógica da Escola Imaculada Conceição do Depósito, Taís Pierezan Klein exaltou a importância do programa para o educandário: “Por sermos uma escola que tem como alunos filhos de produtores e pessoas que trabalham no campo, este projeto que tem tantas mãos valoriza este trabalho feito aridamente pelo agricultor. Com o Escola no Campo conseguiremos envolver ainda mais os pais, uma vez que cabe a eles o papel de educar e de serem conscientizados pelos seus filhos sobre o papel de se cuidar na aplicação de defensivos e aplicaram as melhores práticas ambientais nas suas propriedades”, lembrou.

A representante técnica de vendas da Syngenta na região, Juliana Hanel, disse que neste  primeiro ano em Espumoso, o programa tem a meta de envolver trazer, a partir dos estudantes, uma nova consciência sobre a representatividade do campo para a comunidade e os pais deste aluno: O sexto ano das escolas do Pontão do Butiá, Depósito e Campo Comprido representam um marco para o município. A iniciativa tem tudo para dar certo, devido ao apoio que tivemos da Secretaria de Educação, que entendeu o papel que tem este programa. Nosso principal objetivo é resgatar nos jovens o orgulho de serem filhos de produtor, de pertencer ao campo, o qual queremos valorizar ainda mais por ser o responsável pela produção de alimentos para o mundo”, finalizou.  

Ouça aqui a entrevista sobre o treinamento que o jornalista Roger Nicolini realizou.