novidades

noticias

Publicada: 30/01/2018

Tarde de Campo da Cotriel mostra o potencial do milho

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel e Folha Espumosense

Nesta sexta-feira, 26, na área experimental da Cooperativa, a Cotriel, em parceria com as empresas Syngenta, Nidera, Pioneer  e Semetes Agroceres realizou mais uma tarde de campo. Estiveram presentes estudantes, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e produtores rurais de toda a área de abrangência da Cooperativa, que tiveram um momento de troca de experiências e para conhecer novas tecnologias.

O evento teve como objetivo demonstrar as novas tendências da cultura do milho. Os temas tratados foram novos híbridos, controle de invasoras, competição entre plantas, manejo da adubação, uso de fertilizantes nitrogenados, manejo de sub adubação, efeito de plantas de cobertura, entre outros para a cultura do milho.

Com a participação dos engenheiros agrônomos Jorge Gherke, da Pioneer, Juliana Hanel, da Syngenta, Flávio Carlet, da Agroceres e Milton Bernardi, da Nidera, o destaque aos híbridos para silagem e produção de grãos. Com diferenciais entre híbridos para a silagem, consistindo no porte da planta, mais palha e ou massa de proteína vegetal para a alimentação do rebanho, bem como técnicas de manutenção dos silos de armazenagem, alimentação e cuidados especiais na hora do corte.

Na produção de grãos, foco ao avanço das tecnologias que vieram somar no campo, os cuidados e resultados no controle de pragas severas que ocasionam a baixa produtividade e híbridos resistentes ao glifosato.

Também foi chamada a atenção dos agricultores, que a tecnologia existe para fomentar a produtividade, mas o agricultor deve estar ciente do conhecimento do híbrido escolhido para semeadura, pois cada um tem suas particularidades regionais de adaptação, climática ou solo, impactando tanto no aumento da produção, quanto na perda da produtividade.

Fotos: Luciano Zanon e Je Acontece.