novidades

noticias

Publicada: 16/03/2018

Tardes de campo de soja da Cotriel reuniram mais de 1500 associados

sexta-feira, 16 de março de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

De 20 de fevereiro a 16 de março, a  Cotriel juntamente com as empresas Basf, Bayer, Brasmax, Don Mário, Dupont, FMC, Monsoy, Mosaic, Nidera, Nortox, Nufarm, Pioneer, Produquímica, Syngenta, TMG, UPL e Yara realizaram, pelo terceiro ano consecutivo as tardes de campo de soja. No total, foram 12 tardes de campo que reuniram mais de 1500 associados de toda a área de abrangência da Cooperativa.

Esta semana, ocorreram tardes de campo na  terça-feira, 13, na área experimental da Cooperativa na Sede. Quarta-feira, 14, aconteceu  na propriedade de João Pasqualotto da Paixão, em Campos Borges. Já na quinta dia 15, o evento que estava previsto para ocorrer no associado Paulo Henrique Reuter, em Tunas, foi cancelado em virtude do mau tempo, ficando para uma outra data a ser marcada. As tardes de campo fecharam nesta sexta-feira,  16,  na área de Inácio Zacarias Goretti, em Salto do Jacuí.      

O assessor de grãos e fomento da Cooperativa, Cristiano Corazza, enfatizou que a regionalização dos eventos foi uma forma de difundir ainda mais tecnologia para o associado: "Tanto as empresas de químicos quanto às desenvolvedoras de variedades deixaram claro que além da chuva, a soja só se desenvolve com um bom manejo por parte do produtor. Agradecemos aos técnicos e agrônomos da Sede e Unidades pela organização e, mais uma vez, a meta de regionalizar o conhecimento foi cumprida", disse.

O coordenador das tardes de campo, o gerente de insumos, Amarildo Provensi afirmou que o desenvolvimento da soja foi posto à prova este ano: "Tivemos chuvas intensas em janeiro, as quais diminuíram na primeira quinzena de fevereiro e, na fase final da soja,  entre segunda quinzena de fevereiro e a primeira quinzena de março as precipitações foram mais escassas, predominando mais a umidade, que favoreceu o aparecimento da ferrugem principalmente. Pragas foram poucas, com algum destaque para lagarta falsa medideira e percevejo. Algumas regiões terão quebras, que mesmo não tão significativas impactam no resultado do produtor, mas o cenário é bem mais favorável do que o previsto no começo da safra", lembrou.  

Ouça aqui as entrevistas feitas em Salto do Jacuí pelo repórter Elion Silva, da Rádio Geração.