novidades

noticias

Publicada: 19/09/2018

Técnico agrícola da Sede avalia lavouras de milho e projeta plantio da soja

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

O técnico agrícola da sede o Rafael Ottoni Klein falou primeiramente das culturas de inverno -  trigo, aveia branca, preta, canola.

Sobre o trigo, disse que a maioria das lavouras estão em início de floração: “As lavouras do tarde estão em começo de espigamento, devido aos períodos mais chuvosos e a queda brusca de temperatura. Tivemos algum prejuízo na cultura, algo não muito significativo, pois são intempéries que prejudicam a cultura até o final do ciclo e podem se agravar, mas pelo que a gente percebeu no campo foi um prejuízo pequeno a ponto de tomar alguma medida mais drástica nesse momento. A gente percebeu esse ano que o trigo teve um ataque mais severo de oídio e de ferrugem,  que apareceu com o aumento do calor e da umidade. Na  aveia branca, também estamos registrando ferrugem, mas o produtor vem fazendo o controle seguindo a nossa recomendação, o que está causando estabilidade em termos de doenças, sendo que todas estão com uma área foliar bem interessante”, disse.

Segundo Klein, uma parte das aveias pretas plantadas foram dizimadas pelo frio, sendo que a aveia branca está resistindo um pouco mais. “A aveia está chegando no final do ciclo e com esse excesso de umidade e mais o frio intenso antecipou o final do ciclo. As pastagens que o foco é só aveia estão ficando ruins, agora é o momento do azevém se sobressair, para fornecer a alimentação pro gado.

Quanto à área de milho, o técnico lembrou que a área se manteve, pois a maioria das lavouras já foi  implantada, salvo algumas lavouras pra silagem e em início de germinação: “Até o momento o milho está  tendo uma germinação interessante, sendo que  algumas lavouras devido o frio e as chuvas ficaram desuniformes. Em termos de pragas, o milho nessa fase é sensível a algumas pragas, como a lagarta e o percevejo, que se não forem bem manejados causam prejuízos neste momento. Os cuidados são que se deve ter são de promover  uma boa dessecação, controle de pragas, que danifica o arranque inicial das pastagens de verão, uma boa adubação, semente de boa qualidade, nas densidades corretas e para o produtor ter o máximo de ganho de massa para os seus animais.

Por fim, Rafael alerta que o produtor deve vistoriar seguidamente pois é hora de controlar invasoras como a buva, capim rabo de burro, azevém resistente e intensificar o manejo das lagartas e percevejo, pois  quando a planta sair fora do solo, principalmente a soja, tem que ter um cuidado pra não ter essas invasoras, pois um dano de um percevejo numa planta recém nascida é irreversível.

Ouça aqui a entrevista.