novidades

noticias

Publicada: 28/01/2020

Técnico avalia desenvolvimento das lavouras de Arroio do Tigre

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Fonte: Setor de Comunicação

Tiago Eichelberger, técnico agrícola da Unidade de Arroio do Tigre comentou acerca dos bons resultados alcançados nas lavouras após as chuvas dos últimos dias.

Na soja,  as lavouras plantadas mais cedo, no início de outubro do ano passado,  foram as que mais acabaram sofrendo perda com essa estiagem registrada até o início do mês.  “Com as chuvas ocorridas até agora houve uma recuperação significativa das plantas, mas o dano já está consolidado, tanto nas áreas em fase final de enchimento de grão e outras que as folhas estão aparecendo. Já onde o cultivo foi  de novembro em diante após  a chuvarada e onde existem sementes de ciclo médio e longo,   a quebra não é tão grande, pois essa chuva ainda veio em boa hora, mas a falta de umidade antes acabou  prejudicando a parte vegetativa da oleaginosa, dando para percebe que a planta não tem o porte igual dos outros mas com a normalização das precipitações a esperança é a de tirar uma produtividade bem interessante”, descreve ele que pede cuidado com pragas como trips e ácaros e as doenças fúngicas, como a ferrugem.

Quanto ao milho, cultura muito representativa no município, o técnico analisa  que as variedades plantadas mais cedo conseguiram e qualidade e rendimento superiores. Em relação a milho de silagem, a qualidade e a produção afetaram a utilização para este fim, servindo apenas para grão com produtividade abaixo da esperada.  . Em relação ao feijão,  a colheita apontou um rendimento  de  20 sacas por hectare, bem abaixo do esperado na maioria das áreas.

Ouça aqui a entrevista.