novidades

noticias

Publicada: 20/04/2018

Transportadores de leite passam por capacitação

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Na tarde de sexta-feira, 20,   no Auditório da Afeco, a CCGL e o SENAI, com apoio da Cotriel, realizaram o Treinamento para Transportadores de Leite. O mesmo foi proferido pelo SENAI, através da médica veterinária Rosane Rubim Martelo. Os pontos abordados foram qualidade do leite, manutenção e cuidados do caminhão utilizado para o  transporte, coleta das amostras do leite e transporte do produto para a indústria.

O Programa Alimento Seguro (PAS), que existe desde 2009,  é uma iniciativa do Ministério da Agricultura em parceria com o Sebrae. O objetivo é padronizar boas práticas de gestão, controle e armazenamento dos alimentos, garantindo a qualidade do produto final.

Segundo o supervisor de logística da CCGL, Miguel Gonçalez, um dos objetivos do treinamento foi conscientizar acerca de uma das mudanças da lei, que o transportador deve apenas fazer este papel: “O freteiro tem a função de executar este serviço com alta qualidade, seguindo os procedimentos operacionais e a legislação sem se envolver com a parte técnica e comercial. Por entender que é um serviço árduo e que  o transporte é importante,  a CCGL dá condições a eles para que isso se reflita na qualidade do produto que chega à indústria”, afirmou.

Para a médica veterinária Rosane Rubin Martelo,  a Instrução Normativa 62 estabelece limites para a Contagem Bacteriana (CBT) , a qual passou  para 300.000 ufc/ml, e de Células Somáticas (CCS) , que é  de 500.000 cél/ml, mas é importante baixar mais estes parâmetros:  O  ideal seria baixar para 400 mil unidades e para isso o produtor lavando os equipamentos e conferindo a temperatura do resfriador  e um transportador bem capacitado,  podem significar melhoria de patamar de qualidade e remuneração para o produtor”, finalizou.

Ouça aqui as entrevistas feitas pelo jornalista Roger Nicolini com Miguel e Rosane