novidades

noticias

Publicada: 16/08/2019

Treinamento sobre Norma Regulamentadora de agrotóxicos

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

De 05 a 07 de agosto,  na Sala de Reuniões, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR realizou um treinamento sobre a NR 31 para 12 funcionários de setores que trabalham diretamente no manejo de agrotóxicos, como depósito de defensivos e tratamento de sementes, da Sede e Unidades da Cooperativa.
    O facilitador foi Leandro Marcelo de Oliveira. Esta Norma Regulamentadora de Saúde e Segurança do Trabalho Rural trata do manuseio dos agroquímicos, definindo regras claras no que diz respeito à aquisição, receita agronômica, transporte da revenda até a casa do produtor, armazenamento na propriedade, uso de equipamentos de proteção individuais, tecnologia de aplicação, importância da manutenção, regulagem e calibragem dos pulverizadores, preparo da calda, regras para a devolução e destinação de sobras e embalagens após o uso, classificação toxicológica e procedimentos de primeiros socorros em caso de ingestão acidental.
    Leandro enfatizou sobre a manutenção dos pulverizadores e o uso dos EPI´s: É preciso tomar alguns cuidados, como: não usar produtos químicos, não esfregar e não colocar na maquina de lavar, porque assim os equipamentos perdem o tratamento hidrorrepelente e ficam como uma roupa normal. No que diz respeito ao pulverizador, este deve estar em boas condições, revisado e com pontas de bicos que contenham 6% de variação entre elas, para evitar desperdício dos agroquímicos”, disse.
    No tocante ao transporte dos agrotóxicos da revenda até a propriedade, o instrutor do SENAR salientou que de acordo com a classificação é a quantidade que pode ser transportada: “Produtos de faixa vermelha devem ser transportados em carros estanques no limite de até 20 quilos ou litros. As classes 2, 3 ou 4, são 333 litros ou quilos. Acima disso, o produtor deve ver com outras pessoas para transportar, mas somente se elas tiverem curso de cargas perigosas”.
    Ao finalizar, Oliveira destacou que um dos aspectos mais importantes da NR 31 diz respeito ao curso, pois é obrigação de produtores e seus empregados, bem como pessoas que trabalham com agroquímicos realizarem o treinamento.