novidades

noticias

Publicada: 16/07/2018

Trigo e demais culturas de inverno estão em bom estande em Salto do Jacuí

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

Segundo o técnico agrícola da Unidade, Luciano Neis, são plantados no município cerca de 5000  hectares de trigo ,1500 hectares  de aveia branca, 500 hectares de azevém  melhorados  que é exclusivamente usada para pastagem a fim de alimentar o gado de leite e de corte, e 7000 hectares  aveia preta, que vai ajudar a melhorar a implantação  das culturas de verão .

O desenvolvimento das culturas do inverno foi um pouco atrasado devido às chuvas e o tempo encoberto, uma vez que a fase de perfilhamento exige um solo menos úmido e mais dias de sol para que também seja possível realizar a aplicação de Nitrogênio e o controle de erva daninha azevém. “A temperatura fria que começou a se intensificar, por outro lado, está ideal para  que a planta possa desenvolver com mais agilidade e compensar os dias que o tempo não favoreceu esta condição”, afirmou Luciano.

No que diz respeito ao controle de doenças, o técnico enfatiza que  em poucos dias já vai ser possível fazer a aplicação de ureia para acelerar o desenvolvimento do trigo e as aplicações   de fungicidas e herbicidas, a fim de controlar o azevém resistente e o capim-rabo-de-burro, que ainda persistem nas áreas.

Ao falar sobre a  adesão dos associados ao pacote de troca de químicos por grãos oferecido pela Cotriel, o técnico encerra dizendo que relação custo-benefício deixou o produtor bastante satisfeito, variando de 8 a 10  sacos por hectare,   uma vez que a quantidade de grãos que precisou ser comprometida para adquirir os principais produtos do troca foi inferior ao ano passado.

Ouça aqui a entrevista do técnico ao jornalista Roger Nicolini.