A Cooperativa

Qualidade

PROGRAMA 5S – QUALIDADE TOTAL

O Programa 5S surgiu após a segunda guerra mundial, no Japão durante a reconstrução do país. As empresas e as próprias pessoas precisavam dar um jeito na bagunça para poderem retomar a vida.

É uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na organização através da consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo.

O Programa 5S representa cinco palavras japonesas que começam com a letra S:

Seiri
Senso da Utilização

Separar o que é útil do que não é. Melhorar o uso do que é útil.

Seiton
Senso de Ordenação

Um lugar para cada coisa. Cada coisa no seu lugar.

Seisou
Senso de Limpeza

Limpar e evitar sujar.

Seiketsu
Senso de saúde

Padronizar as práticas saudáveis.

Shitsuke
Senso de Autodisciplina

Assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis.

O propósito da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.

Os principais benefícios da metodologia 5S são:

  • Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão.
  • Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais estimula a desorganização.
  • Melhoria da qualidade de produtos e serviços.
  • Redução de acidentes do trabalho.
  • Maior satisfação das pessoas com o trabalho.

O Programa 5S é avaliado através de auditorias em todos os setores da Cotriel da Sede e Unidades e estas avaliações são consideradas parte do Programa de Participação dos Resultados (PPR) da Cotriel.


BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas e regras que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos. (ANVISA)

As BPF envolvem desde as matérias-primas até o produto final, de forma a garantir a segurança e integridade do consumidor. São normas e procedimentos gerais voltados para o controle do ambiente, do pessoal, de contaminações cruzadas e outros itens; com a finalidade de atingir um determinado padrão de qualidade do produto.

Na Cotriel essas normas são aplicadas no Frigorífico, Posto de Resfriamento de Leite, Fábrica de Ração, Moinho de Trigo, Engenho de Arroz (Pantano Grande) e Supermercados (Padaria e Açougue) da Sede e Unidades.

Os funcionários recebem as informações sobre essas normas na integração do novo colaborador no primeiro dia de trabalho e através de treinamentos realizados anualmente.


FRIGORÍFICO:

Visando a segurança e a qualidade alimentar de seus produtos, o Frigorífico Cotriel mantém rigoroso controle durante todo o seu processo produtivo, desde o recebimento da matéria-prima, até o produto final. Através de uma equipe técnica especializada, são realizados monitoramentos e verificações diárias, através dos Programas de Autocontrole (Manutenção de equipamentos e instalações, vestiários, sanitários e barreiras sanitárias, Iluminação, ventilação, água de abastecimento, águas residuais, controle de pragas, higiene e saúde dos manipuladores, bem-estar animal, PSO, matéria prima, ingredientes e embalagens, temperaturas, calibração e rastreabilidade), PPHO (Procedimento Padrão de Higiene Operacional), BPF (Boas Práticas de Fabricação) além de realizar periodicamente análises laboratoriais.

O Frigorifico Cotriel é registrado junto a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Irrigação, sob o número CISPOA/DPA 105, está habilitado junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI – do Ministério da Agricultura, certificação que autoriza a comercializar os produtos da marca Rio do Sol para qualquer estado brasileiro.


FÁBRICA DE RAÇÃO:

Com foco na qualidade e segurança alimentar de seus produtos, a fábrica de rações da Cotriel, localizada em Espumoso, obedece a IN 04/2007 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), que orienta sobre as Boas Práticas de Fabricação – BPFs, desde o recebimento da matéria-prima até a industrialização, que visam garantir a saúde animal, não esquecendo a qualidade do produto final (a carne e o leite), garantindo expressivos ganhos de resultado e produtividade nas propriedades dos associados e clientes.

Os produtos Animax atendem a legislação em vigor, tendo seu mix registrado no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento com o SIF 05153, transmitindo confiança e credibilidade a todos os seus processos.


MOINHO DE TRIGO:

O trigo recebido pelo Moinho de Trigo da Cotriel, passa por um rigoroso processo de seleção, amostragem e armazenamento para garantir o controle de qualidade, sendo separado por lotes específicos para atender os mais diversos segmentos de mercado como: atacados, varejo - mercados e supermercados em geral, panificação doméstica e indústrias de macarrão e biscoitos na região Sul do País.

O processo produtivo é constantemente monitorado por funcionários qualificados em todas as etapas através do programa de BPF- Boas Práticas de Fabricação garantindo assim, total inocuidade ao produto final.


ENGENHO DE ARROZ:

Na unidade de Pantano Grande, onde é realizado o beneficiamento do arroz, é empregada uma série de operações unitárias como: descasque, peneiramento, polimento, seleção de grãos, empacotamento e expedição. São etapas que exigem um rigoroso controle de qualidade. A partir das atividades operacionais realizadas na indústria, foi desenvolvido o - (BPF) Boas Práticas de Fabricação para o beneficiamento de arroz da Cotriel.

Visando a adequação às normas estabelecidas pela legislação e a elaboração de um produto de qualidade e seguro ao consumidor, a indústria de arroz buscou por melhorias nos seus processos de beneficiamento através da conscientização dos colaboradores, com as medidas de segurança alimentar, através de palestras e treinamentos.


POSTO DE RESFRIAMENTO DE LEITE:

O Posto de Resfriamento de Leite da Cotriel presta serviço de resfriamento de leite oriundo das propriedades de seus associados e demais clientes às empresas parceiras da sua região.

Na plataforma de recebimento o leite é analisada quanto às suas características físico-químicas e microbiológicas. Se de acordo com os padrões, o leite é descarregado e passa pelo processo de filtragem (para retirar impurezas) e após é resfriado e armazenado nos silos.

Em todas as etapas, são observadas as recomendações constantes do Manual de Boas Práticas de Fabricação, durante o manuseio do alimento, visando à obtenção de leite, livre de contaminantes e sob condições sanitárias adequadas.

Além das BPF o posto de resfriamento de leite possui implantados os Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) que são procedimentos desenvolvidos e implantados, visando estabelecer a forma rotineira pela qual o estabelecimento evitará a contaminação direta do produto, através da higiene antes, durante a após as operações. E o Sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) que se baseia na identificação dos perigos potenciais à segurança do alimento, bem como nas medidas para o controle das condições que geram os perigos.

Os funcionários são treinados para operarem de acordo com essas normas.


RESTAURANTE

A Cotriel trabalha no seu restaurante orientado pelas Boas Práticas de Fabricação (BPF) e o acompanhamento permanente de um nutricionista, responsável pela realização do cardápio, treinamentos para a capacitação dos funcionários quanto aos hábitos de higiene e manipulação de alimentos, o controle da procedência dos alimentos, o monitoramento das diferentes etapas de produção de alimentos, desde o recebimento, armazenamento e preparo dos mesmos, o acompanhamento dos procedimentos dos funcionários, avaliando a conduta higiênico-sanitária, cuidado com relação ao desperdício de alimentos, entre outros.


PADARIA E CONFEITARIAS

Nas padarias e confeitarias, a Cotriel investe continuamente em matéria-prima moderna, no treinamento e capacitação do quadro de funcionários para assim garantir a excelência na qualidade de seus produtos e serviços e a plena satisfação de seus clientes.