Publicada: 07/02/2013
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Juceli Noronha, produtor de milho a mais de 30 anos, foi o alfitrião da solenidade, que contou com a presença do governador Tarso Genro, do secretário da agricultura Luiz Fernando Mainardi e do presidente da Associação dos Produtores de Milho do RS (Apromilho) Cláudio Luiz de Jesus.
De acordo com o presidente da Apromilho, o Rio Grande do Sul tem uma área em torno de 950 mil hectares plantados nesta safra.
- Tivemos alguns problemas iniciais, como o granizo e a geada fora de época, mas acreditamos que o Estado deva colher em torno de 4,8 milhões de toneladas. O milho que está sendo colhido tem a qualidade um pouco acima da expectativa. Acreditamos que poderemos chegar a colher 5 milhões de toneladas - disse.
Produção autosuficiente
Luiz Fernando Mainardi, secretário da Agricultura, observou que o governo estadual quer tornar o RS autosuficiente na produção de milho.
- Com exceção do último ano, nosso Estado ainda não é autosuficiente na produção de milho para atender o conjunto das demandas das cadeias produtivas, como aves, suínos leite entre outros - afirmou.
Segundo o secretário, o Estado consome 5,6 milhões de toneladas do grão.
- A crise nos Estados Unidos (EUA) levou os estoques nundiais de milho a caírem. O Brasil está exportanto muito mais do que em outras épocas. Isso se torna um problema, porque para suprir nossas demandas, temos que trazer milho do centro-oeste - disse.
Para sanar essa dificuldade, o governo estadual tem realizado uma série de reuniões com o ministério da Agricultura.
- Queremos fechar um pacote que preserve o direito de o produtor vender o milho para quem ele quiser, mas para isso, temos que criar as condições de desenvolvimento das agroindústrias e empresas que transformam o milho para que elas possam comprar o produto - concluiu o secretário.
Mainardi afirma que uma das alternativas é criar uma linha de crédito especial com juros baixos.
Fonte: Zero Hora.