Publicada: 24/08/2015
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
A Agricultura de Precisão, AP Cotriel Programa Elite, serviço oferecido aos associados desde 2008, chega este ano a 35 mil hectares em toda a região de abrangência da Cooperativa.
Segundo um dos técnicos do setor, Edival Winck, o crescimento da área mapeada é, em média de 6 mil hectares por ano, o que demonstra que o aumento da confiança dos associados no sistema acompanha a preocupação da Cooperativa em crescer junto com o produtor: "O agricultor nos procura porque visualiza que este sistema tem dado a resposta esperada. Na média geral, a produtividade aumentou até quatro sacos por hectare. Em alguns casos, essa elevação chegou a até 10 sacos por hectare. Outra vantagem é que a necessidade de aplicação de calcário, na maioria dos casos, caiu mais de 50%, mas temos encontrado muita deficiência de Enxofre, que é extraído das áreas, mas precisa ser reposto.
Segundo Edival, a estrutura que a Cooperativa dispõe hoje abrange todo o processo, começando pelo mapeamento via satélite da área, coleta das amostras de terra e até a aplicação dos nutrientes necessários, sendo que o apoio da assistência técnica presente em todas as nossas Unidades também tem um papel importante no sucesso desta ferramenta.
O técnico agrícola e representante da APMAX Latina, empresa sediada em Rondonópolis, Mato Grosso e que desde 2000 atua na área, a qual estabeleceu parceria com a Cotriel em 2012, Vilmar Stefanello, destacou que o atual sistema utilizado pela empresa e à disposição de todos ao associados da Cooperativa que fazem a agricultura de precisão, a confecção de mapas das áreas via satélite, oferece uma série de vantagens: "A mudança do sistema quadriculado para o via satélite aconteceu principalmente devido à busca do produtor em elevar a sua produtividade, ao passo que a assistência técnica tem acompanhado e dado o suporte necessário para que este objetivo seja atingido", destaca.
Comparando um sistema com o outro, Vilmar afirma que o antigamente usado parte de um ponto por hectare e a leitura deste ponto aponta uma média e ao ler esta informação por ela ser obtida medindo pontos quadriculados, alguns pontos vão acabar passando batidos, deixando manchas obscuras dentro do sistema. No programa desenvolvido pela APMAX, que é referência em nível estadual e é usado em todos os países que atuamos, o banco de informações dos associados e a série de melhorias que o programa possui permite um acompanhamento ainda mais detalhado ano a ano do desempenho das áreas, que são aferidas de forma precisa. A nossa proposta é ser parceiro do produtor, demonstrando uma série de informações de forma atualizada, dando confiabilidade ao produtor da Cotriel, que é o nosso cliente mais importante", lembrou Vilmar.
Edival Winck encerra dizendo que a grande mudança produzida a partir da implementação do sistema via satélite é o trabalho em zonas de manejo na propriedade: "A meta do nosso trabalho é exatamente o que diz o nome, ser preciso e buscar resolver os problemas que o produtor busca serem sanados quando ele nos procura. Nem todas as carências do solo são de fertilidade. Temos problemas físicos e biológicos e o nosso sistema busca extrair ainda mais potencial produtivo da lavoura, o que pode ser feito com medidas simples de manejo. O nosso diferencial é fazer uma assistência personalizada, pois nossa preocupação é que produtor pague o investimento feito ao contratar o sistema de AP Cotriel e, por consequência, aumente seu lucro, meta para qual ele trabalha em sua propriedade", finalizou.