Publicada: 24/04/2020
sexta-feira, 24 de abril de 2020
Fonte: Setor de Comunicação
Com o término da colheita da soja, é momento de pensar no plantio de inverno e, porque não, na safra de verão deste ano. A correção do solo, aliada a realização dos tratos culturais feitos de forma adequada oportuniza conhecer onde que são os locais mais carentes de nutrientes.
O técnico agrícola responsável pelo setor de Agricultura de Precisão da Cotriel, Projeto Elite, Edival Winck destaca que a correção do solo é a base, mas não o único fator que gera melhorias no solo e, consequentemente oportunidade de gerar maior produtividade. “ Uma das principais vantagens da agricultura de precisão é otimizar a necessidade de aplicação de calcário, mas se tem de levar em conta que outros nutrientes estão em deficiência nos nossos solos. Na nossa área de abrangência, dos 49 mil hectares já mapeados, se tem dados que a deficiência em partes dos talhões de calcário, e uma grande deficiência dos macro elementos como fósforo, potássio e enxofre, devido às altas produtividades a quantidade extraída de nutrientes é maior. O que também preocupa é a grande deficiência de Enxofre nutriente que é fundamental para o aumento da produtividade. lembrou
Ferramenta está à disposição de todos os associados que desejarem
A partir dos dados de mapeamento via satélite da área, a Agricultura de Precisão Cotriel este ano tem uma novidade: Domínio do sistema, processo todo gerado pela cotriel e agilidade na entrega do trabalho. Edival revela que a fim de facilitar a entrada de novos associados e fidelizar os que fazem o trabalho, “O ideal é repetir a agricultura de precisão todo o ano, pois não se deve negligenciar a aplicação de adubos na área onde o desempenho da soja está melhor e sim trabalhar os locais onde ocorre a média e baixa produção. Atualmente, 753 sócios de todas as Unidades estão utilizando o serviço. O sistema passa por mais uma evolução onde o Setor de AP e Departamento Técnico tem a opção de gerenciar o talhão durante o ciclo da cultura, comparando com imagens de anos anteriores, em tempo real com seu próprio Smartphone identificando e avaliando, registrando e compilando várias informações as quais é possível analisar o que realmente esta impactando no gerenciamento geral, na minha cultura, na produtividade e em cima desses dados é possível tomar decisões e realizar a interferências no local que necessita, sendo esse o ponto de partida. Os preços estão especiais para aderir, venha conversar conosco ou se informe na sua unidade”, afirmou.
A estrutura da AP Cotriel conta atualmente com seis caminhões, sendo cinco locados na Sede, e outro na filial da Cotriel de Estrela Velha, e dois quadriciclos, que percorrem as áreas fazendo as coletas de solo.