novidades

noticias

Publicada: 05/04/2012

Alerta no Estado

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Às 6h, já havia registro de temporais, com chuva intensa e ventos fortes na Fronteira Oeste, na Campanha, na Zona Sul e na Região Central. Chovia em toda a faixa de fronteira do Uruguai, desde o oeste, em Uruguaiana, até Rio Grande, no leste.
Além de chuva forte, a instabilidade provoca muitos raios, trovoadas e ventos intensos. Em Uruguaiana, foram registradas rajadas de até 108 km/h, no aeroporto da cidade.
Em Dom Pedrito, na Campanha, e em Canguçu, no Sul, o vento alcançou 90 km/h, medidos pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda, a temperatura está caindo rapidamente, em Canguçu, por exemplo, em 2h, foi registrada uma queda de quatro graus.
Em Bagé, os ventos chegaram a 61 km/h e, em Jaguarão, a 75 km/h. Os volumes acumulados de chuva já eram significativos em Bagé (25 mm, até as 7h) e Jaguarão (13,6 mm). Mas a maior intensidade da chuva está prevista para o Noroeste. Os acumulados podem alcançar até 60 mm na região de Cruz Alta.
A frente fria está avançando rapidamente e deve alcançar a Região Metropolitana antes das 9h e atingir o norte do Estado ainda pela manhã. Porto Alegre amanheceu com os termômetros marcando 22ºC, e o vento não passando dos 12 km/h.
O tempo já deve melhorar à tarde, no Sul, e até o fim do dia no restante do RS. A temperatura deve cair bastante em relação a quarta-feira, quando a máxima chegou a 36,6°C, em São Gabriel. Depois de uma madrugada bastante quente (em Santa Maria, fazia 26,9°C, às 5h), durante o dia os termômetros não devam passar dos 25°C na maioria das regiões.

Fonte: Zero Hora.