Publicada: 17/09/2025
quarta-feira, 17 de setembro de 2025
Fonte: Setor de Comunicação
No último dia 5 de setembro, os alunos do Terceiro Ano do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Belizário Carpes, situada em Campina Redonda, no interior do município de Espumoso, tiveram a oportunidade de participar de uma importante visita técnica. O destino foi o Posto de Resfriamento de Leite da Cotriel, uma iniciativa que visa complementar a formação teórica dos estudantes com uma imersão prática nos processos da cadeia produtiva leiteira.
Acompanhados pelo Professor Érico Borges de Vasconcellos, os futuros técnicos puderam observar de perto as operações da área. A visita teve início com um valioso diálogo com a colaboradora do Posto de Resfriamento, Gabriela Parizotto. Durante a conversa, ela destacou a importância crucial da atividade produtiva leiteira, enfatizando a necessidade de produzir e transportar um leite de alta qualidade. Ela detalhou os diversos processos envolvidos para que o leite chegue em condições ideais à indústria, guiando os alunos por uma explanação abrangente que incluiu os polos do setor administrativo, as áreas de carga e descarga dos caminhões, o laboratório de análises, os tanques de armazenamento e o moderno sistema de resfriamento do leite. Essa interação proporcionou aos alunos uma visão holística e aprofundada sobre a complexidade e a responsabilidade envolvidas em cada etapa da produção e beneficiamento do leite.
"A Escola Belizário Carpes expressa sua gratidão à Cooperativa pela grande oportunidade e pela hospitalidade demonstrada. A experiência proporcionada foi fundamental para ampliar os conhecimentos dos alunos acerca deste assunto tão relevante para o setor agropecuário, reforçando o compromisso da instituição com a formação de profissionais qualificados e conscientes das demandas do mercado", destacou a vice-diretora, Andréia Míssio.
O Posto de Resfriamento de Leite resfria atualmente 320 mil litros do produto por dia, prestando serviço para as cooperativas CCGL e Santa Clara e algumas empresas. A área atendida totaliza 25 municípios, incluindo municípios como Passa Sete, Estrela Velha, Salto do Jacuí e na região além de Espumoso, Tapera, Alto Alegre e Campos Borges. Além disso, o posto conta com um laboratório próprio que cumpre integralmente as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a realização de análises físico-químicas. Neste laboratório, são conduzidas análises minuciosas do produto recebido, o que permite atestar a procedência do leite e garantir que ele seja repassado à indústria com total confiança e segurança.