novidades

noticias

Publicada: 08/03/2012

Analistas apontam que momento é favorável

quinta-feira, 8 de março de 2012

Analistas de mercado indicam que o atual momento é favorável para a venda de soja. Eles apontam que há valorização nos preços e que a situação deve permanecer vantajosa para os produtores nos próximos meses. Entre os fatores que sustentam os preços da oleaginosa, destacam-se a menor oferta no Brasil e na Argentina, além da demanda chinesa. No mercado internacional, mesmo com queda registrada no início desta semana, o grão está cotado em mais de US$ 13,00 por bushel nos contratos mais próximos. O analista da FC Stone Glauco Monte diz ser arriscado para o agricultor aguardar mais para vender a soja e acrescenta que a orientação é aproveitar os bons preços.
O pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) Lucílio Alves afirma que não deve haver queda nas cotações do grão nos próximos meses, mesmo considerando a crise internacional e a entrada da safra dos Estados Unidos. Alves concorda que o momento é bom para vender. Em sua opinião, a decisão só depende do planejamento de ganhos para a safra atual e dos custos para a próxima temporada. Para ele, o produtor pode vender agora para embolsar os ganhos ou aguardar um pouco mais, porque, como há uma expectativa de preços se mantendo firmes no segundo semestre, pode-se obter boa relação de troca para a próxima safra.
Conforme o diretor do Comitê Estratégico Soja Brasil, Alexandre Abbud, uma boa estratégia de produção é fundamental para ter rentabilidade. A entidade visa aumentar a produtividade média no país, atualmente em 52 sacas por hectare. Segundo ele, ser mais produtivo é a melhor forma de o produtor se garantir.

Fonte: Canal Rural.