Publicada: 09/11/2021
terça-feira, 9 de novembro de 2021
Fonte: Setor de Comunicação
A área de trigo plantada na região de Capão do Valo, que abrange as cidades de Candelária, Cachoeira do Sul e Rio Pardo é de cerca de 1500 hectares. Segundo o técnico da filial, Uiliam Leão, cerca de 80% da área já foi colhida, sendo a maioria de materiais de ciclos precoce e médio.
Ele enfatizou que a maioria das áreas não era de trigo sobre trigo, o que melhorou de forma significativa a produtividade do cereal. “Os produtores que assisto, que plantaram em uma área de solo mais avermelhado e não tão arenosos, a média de produção é de 59 sacas por hectare, algumas sendo superior a 70 sacas por hectare. Já as regiões mais arenosas, atendidas pelo colega Joel, tiveram uma produtividade de 55 sacas de trigo por hectare. A principal doença que levou a produtividade foi a giberela, que ocorreu onde teve chuva exatamente no momento da floração e mesmo com o manejo sanitário no momento certo, a questão do clima ainda impactou as doenças no cereal”, afirmou.
Por fim, o técnico analisou que mesmo mais adiantado em relação às demais Unidades, o plantio de soja ainda deixa os associados de Capão do Valo mais apreensivos: O produtor da região já prevendo estes dias sem chuva se precaveu e plantou já no final de outubro. Cerca de 35% da área já foi cultivada, e sabemos que a chuva vai ocorrer nos próximos dias e vai facilitar o trabalho de campo”, finalizou.
Assista a partir dos 6min52 segundos.