novidades

noticias

Publicada: 29/01/2014

Áreas de instabilidade ficam bloqueadas na metade sul do Rio Grande do Sul

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

 A passagem de uma frente fria no fim de semana trouxe chuva e amenizou as temperaturas por um curto período e tempo no Rio Grande do Sul. Na tarde desta terça, dia 28, a cidade de Canoas, próxima da capital Porto Alegre, já registra 37 graus com sensação térmica de 46. De acordo com especialistas, a sensação térmica leva em consideração a velocidade do vento e a umidade relativa do ar. Quanto mais úmido estiver o ar, maior a sensação de abafamento já que até o suor tem dificuldade para evaporar. Umidade é o que não falta em parte do Rio Grande do Sul e o mês de janeiro vai terminando com chuvas acima da média na maior parte da região.

>> Leia mais notícias de tempo

Os maiores volumes ficaram concentrados no sul do estado. Em Bagé, o acumulado chegou aos 240 milímetros, praticamente duas vezes a média climatológica do mês. A expectativa é que fevereiro seja quente também, mas os primeiros 10 dias do mês serão predominantemente secos e a segunda quinzena mais chuvosa. Esta condição será ótima para quem está fazendo o plantio do milho segunda safra no estado.

Para esta quarta, dia 29, uma frente fria se forma entre o extremo sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai, deixando o dia com tempo mais fechado e chuvoso na região da fronteira. Além disso, na Campanha e Fronteira Oeste também há previsão de chuva forte logo pela manhã, mas a partir da tarde há previsão de períodos de melhoria. O problema para os demais municípios agrícolas do centro e norte do Rio Grande do Sul é que este sistema vai ficar bloqueado. O restante do Estado gaúcho terá uma quarta típica de verão, com sol, calor e chuvas bem isoladas.

Na quinta, dia 30, nuvens mais carregadas se formam na área de fronteira com o Uruguai e Campanha, há previsão de acumulados um pouco mais elevados. Mesmo assim, as chuvas ainda não são generalizadas, nem avançam sobre outras áreas do Estado. O destaque continua sendo o calor na região Sul. Lembrando que a partir do início de fevereiro, o tempo ficará bem mais firme em todas as áreas do centro-sul do Brasil.