Publicada: 01/06/2015
segunda-feira, 1 de junho de 2015
Na última terça-feira, 26 de maio, o produtor e associado da Cotriel, Gabriel Pereira, residente em Vila União, Campos Borges comemorou uma data da qual poucos brasileiros possuem: os 100 anos de idade.
Nascido em 26 de maio de 1915, no mesmo lugar que mora até hoje e que chamava-se antigamente Linha Quente, pertencendo ao município de Soledade, Gabriel é casado com Carolina, de 84 anos. Tem 12 filhos, 25 netos e 16 bisnetos. Em entrevista veiculada no programa Giro da Notícia da Rádio Planetário esta semana, ele contou um pouco de sua história. Muito emocionado, ele relatou que a vida toda foi passada na roça, trabalhando como peão em diversas propriedades da região. Ele disse que só conseguiu frequentar uma sala de aula aos 18 anos, estudando menos de um ano, aprendendo apenas as quatro operações matemáticas básicas. O segredo desta longevidade ele atribui a apenas consumir produtos feitos no interior e dormir cedo, hábitos que a vida inteira conseguiu conservar. Gabriel no dia de seu aniversário recebeu a visita de vários amigos, de seus filhos e de funcionários da Cotriel de Campos Borges. O presidente, Leocezar Nicolini e o diretor secretário, José Pioversan também estiveram em sua residência e o cumprimentaram pelo centenário.
Gabriel Pereira foi admitido como associado da Cotriel em 30 de setembro de 1982, tendo sido por muitos anos associado da Cotricel. Mesmo com um pouco de dificuldade, faz questão de ir acompanhado de um de seus filhos às reuniões regionais que a Cotriel realiza no município, oportunidade em que sempre é saudado pelo exemplo de disposição e vitalidade.
Segundo o último Censo, realizado em 2012 pelo IBGE, pouco mais de 24 mil brasileiros tem mais de um século de vida. Destes, 7 mil são homens e quase 17 mil mulheres. A Bahia tem mais centenários, seguida de São Paulo e Minas Gerais. No Rio Grande do Sul, 1039 gaúchos ultrapassaram os 100 anos, sendo 75% destas pessoas mulheres.