novidades

noticias

Publicada: 01/07/2022

Associados de Tunas participam de curso sobre boas práticas na aplicação de defensivos

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Fonte: Setor de Comunicação

Dias 29 e 30 de junho, em Tunas,  foi realizado mais  um treinamento de boas práticas de aplicação defensivos para associados da Cotriel. A Corteva proporcionou esta oportunidade, sendo que o Professor e Engenheiro Agrônomo  Rui Pinto Junior, de Cruz Alta foi o facilitador.

O treinamento, que teve a duração de 16 horas,  sendo 8 de aula teórica e 8 de prática, é um dos requisitos da normativa para que o produtor possa comprar, retirar e aplicar herbicidas hormonais.

A iniciativa, que tem foco inicial em aplicações do herbicida 2,4D, atualmente abrange públicos das mais diversas culturas e oferta informações sobre boas práticas no emprego de todos os tipos de agroquímicos. Um dos problemas identificados entre o público alvo da iniciativa reside na dificuldade de escolha do bico correto demandado para o tipo de defensivo a ser pulverizado. 

A Instrução Normativa nº 42 (IN SEAPDR n°42), que regulamenta no Rio Grande do Sul o uso de herbicidas hormonais, entraria em vigor no dia 1º de junho, mas foi prorrogada para 31/08/22, intitulando-se então Instrução Normativa SEAPDR n° 07/2022.

A empresa Corteva, apoia a realização de cursos sobre boas práticas nas aplicações de 2,4-D que atendem à Instrução no RS. A expectativa é que as capacitações abranjam cerca de 2 mil produtores em todo o estado.