novidades

noticias

Publicada: 24/10/2014

Associados multiplicadores de sementes passam por treinamento

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Apresentar as novas cultivares de soja que serão comercializadas na safra 2015/2016. Com esse objetivo, a Cotriel e a Nidera Sementes realizaram no último dia 06, na Biblioteca, o primeiro treinamento para associados que fazem a multiplicação de sementes na área da Cooperativa. O mesmo foi proferido pelo responsável pela área de licenciamento de soja da Nidera, Nilson Bagatini. Segundo ele, esta parceria com a Cooperativa, que iniciou na safra 2009 tem proporcionado bons resultados tanto para a empresa quanto para os produtores.

Bagatini explica que a qualificação mais do que mostrar oleaginosas com características fundamentais para uma boa produtividade, como tolerância às lagartas pragas e doenças, visou conhecer de perto os cooperados que aceitaram o desafio de cederem suas áreas e que serão referência para produtores de várias partes da região, os quais poderão em breve ter acesso à esta tecnologia: “A pesquisa é importante, mas nada melhor do que estreitar a parceria com o produtor, pois este sim irá nos dar um panorama completo do desempenho da oleaginosa”, destaca.

Outro aspecto considerado por Bagatini foi a influência da época de plantio da soja para gerar uma semente de qualidade. “Indicamos que o plantio das variedades Intacta RR2 Pro ocorra a partir do dia 15 de outubro, com a realização de adubação, colocação da população de sementes e a realização de tratos culturais de acordo com o recomendado pela assistência técnica da Cooperativa, visando prevenir principalmente pragas e doenças. A importância de conhecer o material que será estabelecido, é no sentido de saber se tem de plantar em abertura, meio ou final da época de plantio. Assim sendo, podemos dizer que quem faz a qualidade das sementes é o produtor e a Cooperativa com a seriedade dos seus processos, mantém estas características, ao receber a semente durante a safra.

As cultivares apresentadas na ocasião visando a reprodução de sementes foram quatro: a já tradicional NA 5909, que é a mais plantada do Brasil e três cultivares novas, que foram a 6209 RR, recomendado para ser plantado em novembro e dois novos materiais IPRO, as variedades 6006, com ciclo de 125 dias e a 5959 com 128 dias: “Esta é a terceira safra de soja que estamos licenciando a tecnologia Intacta, que gera uma boa segurança para o produtor, pois promove um bom controle de lagartas, diminuindo a aplicação de produtos químicos, tudo isso com o intuito de elevar a produtividade para o produtor, razão do trabalho da Nidera e da Cotriel, finalizou.