novidades

noticias

Publicada: 16/09/2025

Avaliação das lavouras de trigo e planejamento para a soja marcam o cenário na região da Serra dos Engenhos

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Fonte: Setor de Comunicação

Na região da Unidade da Cotriel da Serra dos Engenhos, o Engenheiro Agrônomo Luciano Monteiro fez uma avaliação do atual cenário agrícola, destacando o desempenho do trigo neste inverno e os preparativos para o plantio das culturas de verão, especialmente a soja.

Segundo Monteiro, houve uma redução na área destinada ao trigo nesta safra, com parte dos produtores optando por investir em mix de cobertura para melhoria da qualidade do solo ou na implantação de aveias. Apesar disso, as lavouras de trigo vêm apresentando um bom desenvolvimento, mesmo após o atraso em parte dos plantios devido ao excesso de chuvas.

“As lavouras apresentam algumas manchas e oídio, mas o manejo tem sido tranquilo até aqui. Agora entramos na fase de atenção para as doenças de espiga, como a giberela, que podem impactar tanto a qualidade quanto a produtividade”, explica.

Ele destaca ainda a importância da escolha de cultivares mais resistentes às doenças, o que auxilia no manejo e reduz custos, embora não substitua a necessidade de tratamentos fitossanitários. “A resistência genética favorece a sanidade geral das lavouras e contribui para um controle mais eficiente”, completa.

A expectativa é que o pico da colheita do trigo aconteça em novembro. Paralelamente, muitos produtores já se organizam para o plantio do milho e começam a direcionar esforços para os manejos da cultura da soja. “O planejamento do produtor já está voltado para a safra de verão, especialmente para o cultivo da soja, que representa uma das principais culturas da nossa região”, afirma Monteiro.

Confira a entrevista.