Publicada: 18/11/2014
terça-feira, 18 de novembro de 2014
A colheita do trigo encontra-se bem adiantada na região de abrangência da Cooperativa. Segundo o administrador de grãos, Odélcio Hartmann, que manifestou-se munido de dados do recebimento da Sede e Unidades, é possível dizer que do total da área do cereal cultivada pelos associados, 80% desta já foi retirada das lavouras: “Se o tempo ajudar, até sexta-feira desta semana, atingiremos um percentual acima de 90% de colheita. Com tudo ocorrendo bem, os produtores praticamente irão finalizar os trabalhos desta cultura de inverno até o fim da próxima semana, o que representa um período de duas semanas de antecipação em relação a 2014.
Conforme Hartmann, as regiões que encontram-se mais atrasadas são as da Serra dos Engenhos, onde pouco mais de 50% do trigo está colhido e Sobradinho, com 30% da cultura retirada das lavouras: Na Sede, resta pouco mais de 15% do trigo. Já em Alto Alegre, Campos Borges, Pantano Grande e Capão do Valo, praticamente todas as áreas não tem mais trigo. O cenário este ano, além da qualidade estar comprometida, é de que teremos uma redução na entrega da produção na Cotriel em torno de 40%”, pondera.
De acordo com o gerente do departamento técnico da Cotriel, Cristiano Corazza, a perspectiva é de que 50% da área de soja esteja plantada na região de abrangência da Cooperativa: “O associado se preparou cedo este ano, adquirindo insumos e grãos” e a perspectiva que o plantio da soja avance na mesma proporção em que houver a colheita do trigo. A área de milho tende a diminuir, permanecendo apenas aqueles produtores que possuem irrigação”, finalizou.