novidades

noticias

Publicada: 06/12/2013

Chuva auxilia o desenvolvimento do milho, mas granizo prejudica outras culturas no Rio Grande do Sul

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A quinta, dia 5, começou com chuva no Rio Grande do Sul. Por conta da formação de um intenso sistema frontal, os temporais atingiram algumas cidades produtoras no início da manhã. É a segunda frente fria que passa pela região Sul nesta semana e, de acordo com a Somar Meteorologia, no início da semana que vem já existe previsão de mais chuva para o Estado.

Houve ocorrência de granizo e ventania em algumas cidades produtoras de soja, como é o caso de Passo Fundo, que deve registrar alguns prejuízos localizados nas lavouras. Há relatos de que o granizo atingiu áreas produtoras de arroz do Estado. Para outras áreas, como em Santo Ângelo, a chuva foi benéfica para o desenvolvimento das lavouras de milho, pois embora tenha sido forte, não veio acompanhada de ventania nem granizo. As chuvas estão bem mais persistentes em 2013, favorecendo, de uma forma geral, o desenvolvimento das culturas de primavera/verão, como o milho.

Previsão

A partir desta sexta, dia 6, a previsão é de tempo firme em todo o território gaúcho. O sistema frontal foi forte, mas vai passar rapidamente pelo Sul e nas próximas horas é o Estado de Santa Catarina que pode registrar granizo localizado em algumas áreas. As instabilidades chegam ao Sudeste ainda nesta quinta, mas como as nuvens carregadas vão beirar mais a costa de São Paulo, a expectativa é de maiores rajadas de vento do que altos volumes de chuva no Estado.

A partir do domingo, dia 8, uma nova frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul. As simulações indicam maiores volumes acumulados para o centro e oeste do Rio Grande do Sul. A persistência da chuva ajuda no desenvolvimento do milho. Porém, os produtores de arroz encontram dificuldade no manejo da cultura pelo excesso de água nos campos.

Fonte: Rural Br