Publicada: 19/05/2016
quinta-feira, 19 de maio de 2016
Com o objetivo de capacitar os conselheiros fiscais para o exercício da sua função, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou na quinta-feira, dia 12, em Não-Me-Toque, mais uma etapa regional do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais de cooperativas. O treinamento ocorreu no Mundo Cooperativo Gaúcho (Casa da Ocergs-Sescoop/RS), no parque da Expodireto Cotrijal, e reuniu conselheiros fiscais de várias cooperativas agropecuárias e de crédito da região. Os seis conselheiros fiscais da Cotriel participaram da atividade.
Em 2016, estão previstos 10 encontros em vários municípios gaúchos. A ideia é formar cerca de 300 conselheiros, para que possam exercer com maior assertividade a sua função.
O gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, explica que nesta etapa do projeto, em Não-Me-Toque, foi focada mais a parte de controles e auditorias interna e externa como formas de transparência da gestão da cooperativa.
O curso foi ministrado pelo palestrante Ciro Weber, da Weber Consultoria. Segundo ele, a função de conselheiro fiscal requer conhecimento de legislação, de processos, de controles e da atividade operacional da cooperativa. “A ideia é fomentar e dar ferramentas para que os conselheiros possam exercer suas atividades de forma efetiva, consciente e com capacidade técnica. Quem fiscaliza tem que dar conforto para que a assembleia geral tome a decisão de aprovar ou reprovar contas e atos dos administradores”, pontuou.
Além de orientações básicas de legislação e de cooperativismo para análise de balanço, os participantes receberam Manual de Orientação para o Conselho Fiscal e Manual de Governança Cooperativa.