novidades

noticias

Publicada: 04/08/2025

Cotriel ampliará em 170 mil sacas a capacidade de armazenagem da Unidade de Arroio do Tigre

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Fonte: Setor de Comunicação

A Cotriel está prestes a dar mais um importante passo em sua trajetória de expansão e modernização com o início das obras de ampliação da Unidade de Arroio do Tigre. Com a execução do projeto, a capacidade estática da unidade será ampliada em 170 mil sacas de grãos, otimizando o atendimento aos associados e reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a eficiência operacional.

O projeto contempla uma reestruturação completa, que vai desde a área administrativa até o sistema de recebimento e armazenagem. O novo escritório terá setores administrativos modernizados, área técnica e uma nova sala de reuniões, proporcionando mais conforto e funcionalidade para os colaboradores e associados.

Na parte operacional, a Unidade contará com um novo depósito de calcário com 180 m², e um conjunto de moegas com duas plataformas de descarga (tombadores). Serão dois fluxos de 200 toneladas por hora, um para produto seco e outro para produto úmido, além de um secador com capacidade de 150 toneladas, silo verde para 23 mil sacas e um silo principal com capacidade para 150 mil sacas.

Outro destaque é o alto nível de automação e tecnologia envolvidos no projeto. Todos os fluxos serão automatizados, com sistemas de captação de pó em todos os equipamentos e uma fornalha ambientalmente projetada, que reduz a emissão de dióxido e monóxido de carbono. A estrutura foi pensada para garantir agilidade no recebimento, qualidade na armazenagem e conservação dos grãos, sempre em conformidade com as normas ambientais, de segurança e utilizando energia renovável.

Com isso, a nova Unidade de Arroio do Tigre se tornará uma estrutura compacta, otimizada e sustentável, pronta para oferecer serviços com alto padrão de qualidade, acompanhando a evolução da agricultura e as necessidades dos cooperados", frisou o gerente da filial, Sebastião Mendes.

Os equipamentos já estão em fase de fabricação e a previsão é que as obras iniciem nos próximos meses. A ampliação representa mais um investimento estratégico da Cotriel no desenvolvimento regional e na valorização do produtor rural.