novidades

noticias

Publicada: 02/10/2020

Cotriel começa o Programa Crescer Juntos

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Fonte: Setor de Comunicação

Na noite desta quarta-feira, 30 de setembro, foi dada a largada do Programa Crescer Juntos. O programa de Desenvolvimento de Lideranças reúne Gestores Táticos de diversas áreas da Sede e Unidades da Cooperativa, que serão 100% on line.

A profissional responsável pelo Desenvolvimento é Francielle de Cezaro, que dividiu sua experiência de incursão ao Vale do Silício, localizado na parte sul da região da Baía de São Francisco, na Califórnia, EUA, e que abriga muitas start-ups e empresas globais de tecnologia. Apple, Facebook e Google são algumas das mais conhecidas.

Francielle destacou que chegando lá houve reuniões e trocas de experiências com colaboradores de empresas que estavam no Vale estão alguns que chamam a atenção. O Vale do Silício concentra 25% dos trabalhadores da área de tecnologia dos Estados Unidos.  Cerca de 60% das pessoas que atuam no local não são daquele país, e a região tem um grande número de pessoas milionárias e bilionárias. Além das mais conhecidas como a Google, outras 31 empresas tem um bom potencial de desenvolvimento, mas faturamento baixo e sempre estão em busca de elevar seus ganhos.

A psicóloga compartilhou que os insights mais importantes que pode aprender neste tempo que esteve com sua equipe no Vale foram: questionar, bem como ser questionado, conectar, entregar valor, desacomodar, reinventar-se permanentemente , desenvolver a cultura do aprendizado e colaborar com o outro: “Ao contrário da nossa cultura, eles são muito diretos e te dizem o que tem de melhorar, o que está e o que não está bom com uma facilidade muito grande. Outra lição que tirei deste tempo que estive lá foi de ter simplicidade e objetividade no meu trabalho e ter desapego em co-criar, ou seja, não ter vergonha de pedir ajuda quando não souber de algo e isso é muito presente nas empresas que visitamos, pois ninguém quebra a cabeça tentando resolver um problema, e sim procura ajuda e se resolve tudo juntos, automovitação e errar, aprender com o erro até acertar, lembrou.

Ela encerra lembrando que todos são responsáveis pelo seu desenvolvimento e precisamos virar a cultura da passividade, de esperar pelo outro que temos no Brasil: “Claro que os Estados Unidos é um país desenvolvido, mas precisamos nos cercar de quem pensa diferente de nós, praticar o autoconhecimento e a autoliderança. Precisamos sair mais do planejamento e ir mais para a ação, só assim é que vamos obter nosso desenvolvimento pessoal e desenvolver a nossa empresa, a nossa Cotriel”, disse.