Publicada: 06/05/2025
terça-feira, 6 de maio de 2025
Fonte: Setor de Comunicação
A Ludfor Energia, uma das líderes do mercado livre de energia na região Sul, responsável em intermediar que a Cotriel ingressasse no Mercado Livre de compra de energia elétrica entregou à Cooperativa o certificado de Energia Renovável referente ao ano de 2024. O documento atesta que a energia consumida é de fontes renováveis, reduzindo, desta forma, a quantidade de CO2 gerada pela referida unidade consumidora.
No ano de 2024, de acordo com o cálculo de compensação ambiental a Cotriel deixou de emitir 605.639 toneladas de CO2 equivalente. O volume corresponde a 16.735 árvores conservadas. Ou evitando o consumo de 1.700 veículos leves à gasolina percorrendo 500 quilômetros Ou o envio de 258 toneladas de papel para aterro sanitário.
Desde que começou a comprar energia no mercado livre em 2021, a Cotriel já deixou de emitir 1.333,728 milhão de toneladas de carbono desde o início do uso, por meio de fontes de energia incentivadas. Isso valida o posicionamento da Cotriel com o selo EMPRESA RENOVÁVEL e de cunho sustentável, onde a energia elétrica consumida é proveniente de fonte de energia renovável, seja eólica, solar, biomassa ou de Pequenas Centrais Hidrelétricas(PCH) e de Centrais Geradoras Elétricas (CGH).
A primeira Unidade a aderir à compra de energia de fontes renováveis foi Pantano Grande em 2021. Atualmente quase todas as Unidades já estão aderindo, Barros Cassal que está em Construção, já iniciará no mercado livre, e a unidade de Tunas, também está em estudo.
Segundo Robson Soares, da Cotriel, através de dados recebidos pela gestora, essa iniciativa além de contribuir com o meio ambiente proporciona uma redução mensal no custo da energia elétrica de aproximadamente 20%, acumulando no ano de 2024 uma economia de mais de R$1,5 milhão.
Uma das maiores vantagens de estar no Mercado Livre de Energia é a possibilidade do aproveitamento dos recursos que estão disponíveis em abundância sem prejudicar o meio ambiente. O Selo EMPRESA RENOVÁVEL, conferido por meio do programa Eco Ludfor, foi criado em 2009 pela Ludfor para certificar empresas que adquirem energia proveniente de usinas de fontes renováveis O objetivo deste selo é mostrar a preocupação com o consumo de energia limpa (associado à métricas de ESG) estimulando a expansão do uso consciente de energia renovável.