Publicada: 25/09/2020
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
Fonte: Setor de Comunicação
A redução dos riscos inerentes ao trabalho por meio de normas de saúde, higiene e segurança é um dos direitos assegurados aos trabalhadores pela Constituição Federal. No entanto, existem casos, como aqueles previstos na NR33 atividades realizadas em espaços confinados que necessitam de atenção redobrada.
De 21 a 25 de setembro, a Cotriel, proporcionou para supervisores de entrada de espaços confinados uma capacitação de 40 horas. O curso foi voltado aos setores operacionais da Sede e Unidades da Sede, Pantano Grande e Arroio do Tigre. O facilitador foi o técnico de segurança do trabalho da empresa Cotreseg de Santa Maria, Jaime Alves.
A Norma Regulamentadora 33, expedida pela Secretaria Especial do Trabalho vinculada ao Ministério da Economia, tem por objetivo a segurança e a redução dos riscos aos funcionários que exercem atividades em espaços confinados. Jaime observa que a Cotriel sempre tem se preocupado com o funcionário e entede a necessidade de proporcionar este curso de reciclagem: “ Por isso, a observância e o cuidado diário com estes ambientes de trabalho devem ser redobrados. Reforçamos aqui os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços. Foi muito bom retornar à Cooperativa após dois anos e ver que esta melhoria das condições dos funcionários é permanente”.
Assista a entrevista com Jaime Alves.