Publicada: 04/09/2015
sexta-feira, 4 de setembro de 2015
O cooperativismo gaúcho está presente na relação das principais empresas brasileiras. É o que aponta a edição "Melhores & Maiores: as 1000 maiores empresas do Brasil", da revista Exame. Conforme o levantamento, que leva em consideração dados oficiais do balanço do exercício de 2014, 17 cooperativas gaúchas se destacam nos principais rankings de seus setores - 14 do ramo Agropecuário, duas do ramo Saúde e uma do Crédito.
O setor de agronegócio foi o que mais destacou as cooperativas gaúchas. Entre as 50 maiores do agronegócio da região Sul, pelo critério de vendas líquidas, três cooperativas do Estado aparecem no ranking, entre essas a Cotriel. Na relação das 400 maiores do Agronegócio, 14 cooperativas do RS marcam presença, com destaque para as regiões Central, Alto da Serra do Botucaraí e Vale do Taquari, que contemplam juntas um total de seis cooperativas.
A Cotriel destaca-se também, entre as 1000 maiores empresas em vendas líquidas do Brasil com um crescimento superior a 11%.
Em sua 42ª edição, o anuário Melhores & Maiores da Revista Exame, da Editora Abril é realizado com base no balanço do exercício 2014. São avaliados critérios como excelência empresarial e feita uma ponderação de resultados obtidos em crescimento das vendas, lucro, patrimônio, rentabilidade, capital circulante líquido, liquidez geral, endividamento, riqueza criada, número de empregados, riqueza criada por empregado, salários e encargos, tributos, exportação e EBITDA, abreviatura da expressão inglesa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que significa lucros antes de descontar os juros, impostos, depreciação e amortização.