Publicada: 25/11/2019
segunda-feira, 25 de novembro de 2019
Fonte: Ascom Ocergs/Sescoop
O movimento cooperativo gaúcho cresce ano após ano e o reflexo desse cenário se notabiliza na participação das cooperativas na 46ª edição Melhores & Maiores: as 1.000 maiores empresas do Brasil, divulgado pela revista Exame. São 14 cooperativas do RS que aparecem na relação e totalizam juntas R$ 17,68 bilhões em vendas líquidas.
A publicação ranqueia os destaques de vários segmentos da economia, segundo seus resultados financeiros, referentes ao exercício de 2018. A Exame listou dezenas de cooperativas entre as empresas que tiveram o melhor desempenho no ano passado. Pelo Rio Grande do Sul, o destaque vai para o ramo Agropecuário, que contabiliza 12 cooperativas, além da Unimed Porto Alegre e da Unimed Nordeste RS, que representam o ramo Saúde.
Entre as 14 representantes do Estado, figuram na relação das 1.000 maiores em vendas líquidas, a Cotriel está na 625ª posição. No ranking das 400 maiores do Agronegócio, 15 cooperativas gaúchas marcam presença. A Cotriel , conforme estes dados está na 167ª posição. Juntas, essas cooperativas totalizam R$16,37 bilhões em vendas líquidas em 2018.
Criado há mais de 40 anos pela Editora Abril, o anuário se fundamenta no balanço das empresas, relativo ao exercício anterior, além de dados oficiais. As companhias foram avaliadas conforme critérios de excelência empresarial, desenvolvidos pelo ranking Melhores & Maiores: uma ponderação de resultados obtidos em crescimento das vendas, lucro, patrimônio, rentabilidade, capital circulante líquido, liquidez geral, endividamento, riqueza criada, número de empregados, riqueza criada por empregado, salários e encargos, tributos, controle acionário, exportação e EBITDA, abreviatura da expressão inglesa que significa lucro antes de descontar os juros, os impostos sobre o lucro, a depreciação e a amortização.