Publicada: 29/09/2025
segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Fonte: Setor de Comunicação
A comunidade de Barros Cassal já começa a colher os frutos da nova e moderna unidade da Cotriel, mesmo antes de sua conclusão total. Em um movimento estratégico para fortalecer o agronegócio local, a cooperativa iniciou na última quarta-feira, 24 de setembro, o atendimento de Assistência Técnica Agronômica no município.
Este serviço antecipado visa levar conhecimento, orientação e soluções inovadoras diretamente ao campo, impulsionando a produtividade e a sustentabilidade para os produtores da região. O gerente da Unidade, Lucas Ottobelli, destaca a importância dessa iniciativa para os associados e toda a comunidade agrícola.
As obras da nova unidade seguem em ritmo acelerado, prometendo um espaço moderno e completo. A estrutura foi projetada para atender com eficiência e sustentabilidade, contando com uma capacidade estática inicial para armazenar aproximadamente 250 mil sacas de produtos, com potencial de expansão para até 900 mil sacas no futuro.
O complexo incluirá um moderno escritório de 450 m², com setores administrativos, área técnica, balança e sala de reuniões, garantindo um atendimento integrado. Além disso, a unidade disporá de um armazém de 1.500 m², depósito de calcário com 180 m² e um conjunto de moegas com duas plataformas de descarga (tombadores), capazes de processar 200 toneladas/hora para grãos secos e úmidos. Um secador com capacidade para 150 toneladas, um silo verde para 23 mil sacas e um silo principal para 150 mil sacas complementarão a infraestrutura.
A tecnologia e a sustentabilidade são pilares do projeto: todos os fluxos serão automatizados, os equipamentos contarão com sistemas de captação de pó e a fornalha foi desenvolvida para reduzir a emissão de dióxido e monóxido de carbono. A nova unidade reforça o compromisso da Cotriel com a agilidade no recebimento, qualidade na armazenagem e conservação dos grãos, sempre dentro das normas ambientais, de segurança e com uso de energia renovável.
O crnograma de construção prevê que o recebimento de grãos está projetado para ocorrer a partir da safra de soja de 2026 Com essa expansão, a Cotriel reafirma sua missão de estar cada vez mais próxima de seus associados, oferecendo infraestrutura de ponta, atendimento eficiente e soluções sustentáveis para o agronegócio da região, sob o lema: Cotriel. União que nos move.
Confira aqui a entrevista do gerente Lucas Ottobelli.