novidades

noticias

Publicada: 24/11/2023

Cotriel presente à premiação do Sescoop/RS no Top Cidadania

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Fonte: Ascom Ocergs e Setor de Comunicação

Na noite desta quarta-feira (22/11) o Sistema Ocergs Sescoop/RS recebeu o prêmio  Top Cidadania 2023. O reconhecimento foi para o programa Fundo Social, que apoia projetos voltados à educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente desenvolvidos por cooperativas. Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), a cerimônia de premiação ocorreu no Grêmio Náutico União.

Em sua primeira edição, o Fundo Social do Sescoop/RS aprovou dez projetos que juntos somam o valor de R$ 1.763.278,00 e devem beneficiar 32.125 pessoas no Rio Grande do Sul. Para a segunda edição em 2024, os recursos recebem um aumento de 50%, totalizando R$ 3 milhões. O número de projetos selecionados passa de dez para 15 no total. O prazo para recebimento dos projetos do Fundo Social vai até 4 de dezembro. Para saber mais informações sobre como sua cooperativa pode apresentar o projeto e concorrer acesse o Regulamento do Fundo Social do Sescoop/RS.

O Projeto Cotriel Educando para o Campo foi um dos 10 contemplados com o Fundo Social do Sescoop/RS. Destinado a alunos do 6º e 7º ano,  tem a assessoria pedagógica da Secretaria de Educação de Espumoso que monitora os educandários do município. Já as escolas de Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho e Salto do Jacuí foram coordenadas pela Coeducars  As escolas participantes que já estão confirmadas para 2024 são: Escola Augusto Peruzzo, (Pontão do Butiá), Emílio Henrique Schmidt (Campo Comprido), Imaculada Conceição (Depósito), município de Espumoso; Princesa Isabel (Treze de Maio), de Alto Alegre,  Escola Menino Deus de Campos Borges e Leonel de Moura Brizola (Cidade) e Roberto Textor (Serra dos Engenhos), em Jacuizinho, Euclides Kliemann (Tabajara) e João Gonçalves Vieira (Capão Bonito), em Salto do Jacuí e Escola Estadual Laura Claudat e a Escola Municipal Henrique Francisquet, de Tunas.

Com um olhar mais atento, a Cotriel percebe a necessidade dos jovens que residem e frequentam as escolas do meio rural da sua região de abrangência e entende as dificuldades e perspectivas destes, que se veem num dilema entre se manter no campo ou migrar para a área urbana à procura de melhores condições de vida e de trabalho. Pensando nisso, a Cooperativa lançou o projeto na perspectiva educacional de transformar a realidade das crianças, com o foco de fixar o homem no campo e produzir seu alimento de forma sustentável, buscando a qualidade de vida e de saúde, tendo em vista que os filhos seriam os responsáveis em dar continuidade às atividades agrícolas da família.

A Cooperativa foi representada na premiação pela Psicóloga do Setor de Gestão de Pessoas, Aline Gadenz.

Fotos: Aline Gadenz/Arquivo pessoal