Publicada: 15/10/2012
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Para o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, a história da exposição tem muito a ver com o papel da Cooperativa, que, juntamente com várias entidades, tem apoiado e motivado a realização deste evento. “A Cotriel, uma cooperativa presente em 35 municípios, com mais de 900 funcionários e 5.700 associados, sente-se orgulhosa em mais uma vez poder demonstrar seus produtos e serviços”. O presidente destacou ainda a organização da Exapiec e parabenizou todos os responsáveis por ela.
Estande institucional é uma das atrações
Este ano, mais uma vez, a Cotriel estará demonstrando em seu estande institucional todos os produtos das marcas Rio do Sol e Animax, além da linha de carnes do Frigorífico da Cooperativa. Segundo o gerente do Frigorífico da Cotriel, Juliano Brum Pires, as ações da Cooperativa serão voltadas para divulgar ao público regional todos os seus produtos, procurando capitalizar ainda mais potenciais compradores. Conforme informou o administrador industrial da Cotriel, César Pierezan, as farinhas Rio do Sol e rações Animax têm registrado uma boa aceitação dos consumidores e produtores, sendo que a divulgação é importante para que a comunidade regional possa conferir a capacidade de inovação e os produtos gerados diariamente pelas agroindústrias.
Agricultura de Precisão é destaque
Devido aos danos causados pelo temporal registrado no mês passado, não foi possível desenvolver a lavoura demonstrativa de culturas de inverno, mas a Cotriel realizará a demonstração de seu potencial. Na sexta-feira pela parte da manhã, no lonão de Shows, Leônides Covary, da APMAX, empresa que começou este ano uma parceria com a Cotriel no sentido de implementar na agricultura de precisão os mapas de produção, taxa variável, navegação e grid de coleta, realizou sua palestra. Para o gerente do departamento técnico da Cotriel, engenheiro agrônomo Cristiano Corazza, a presença em eventos como a Exapiec demonstra a preocupação da Cooperativa em invovar sempre, pois a agricultura de precisão é uma ferramenta de gestão fundamental para as propriedades. Já o responsável pelo setor, Vilmar Stefanello, disse que eventos como a Exapiec são oportunidades para a Cooperativa demonstrar que os trabalhos feitos em parceria com o produtor rendem bons resultados e este é um serviço que a cada dia que passa tem mais credibilidade por parte do produtor.
Mostra da terneira e novilha
A mostra da terneira, da novilha e do gado de corte, mais uma vez será destaque. Vinte produtores de Espumoso, Alto Alegre e Campos Borges demonstrarão 40 animais, que tiveram a sanidade atestada pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Espumoso. Para o responsável pelo Posto de Leite, médico veterinário Cláudio Antunes, a mostra da terneira e da novilha vem de encontro ao trabalho incentivado pelo departamento junto aos produtores, para que invistam em genética e melhorem a qualidade dos animais. O técnico agrícola especializado em inseminação, Jéferson Camargo Keller, coordenou a busca por produtores da área da Cooperativa para que apresentassem seus animais e divulgassem o setor leiteiro, tão importante em nossa região. “A implementação na Exapiec da divulgação do gado de leite e de corte, demonstra que as feiras precisam valorizar ainda mais esta que é uma alternativa à cultura do trigo, milho e soja, por gerar renda ao produtor durante todo o ano. Agradecemos aos produtores que estão expondo seus animais e a todos que se envolveram para que esta mostra alcançasse o resultado que obteve”, finalizou.