Publicada: 12/05/2025
segunda-feira, 12 de maio de 2025
Fonte: Setor de Comunicação
Na manhã de quinta-feira, 08 de maio, o Departamento Técnico da Cotriel promoveu, na Sala de Reuniões da Sede, um importante encontro com os associados multiplicadores de sementes de trigo da região de Espumoso.
A reunião, conduzida pela engenheira agrônoma Giovana Simon, responsável técnica pelo setor de sementes da Cotriel, teve como objetivo alinhar informações e fortalecer a parceria com os cooperados envolvidos na multiplicação de sementes. O bate-papo abordou temas relevantes como a área cultivada com trigo na região, práticas essenciais para garantir a qualidade das sementes, legislação vigente, cultivares disponíveis e os principais desafios enfrentados na atividade.
Giovana destacou que os multiplicadores enfrentam desafios importantes, como a exigência de alta qualidade, a burocracia do processo, a gestão de excedentes e a forte influência do clima. “Os associados que atuam como multiplicadores são peças-chave nesse processo. Eles têm a oportunidade de agregar valor ao cereal, diluir custos da propriedade, otimizar o uso das áreas de cultivo e contribuir com o manejo de plantas daninhas. Além disso, fortalecem a cadeia produtiva e têm acesso antecipado a novas cultivares”, afirmou.
Cristiano Corazza, assessor de grãos e fomento, reforçou a importância do trabalho dos multiplicadores. “Eles são fundamentais para garantir a segurança e a qualidade das sementes oferecidas aos cooperados. Ao atuarem como elo entre a pesquisa e o campo, esses produtores contribuem para o fortalecimento da autonomia e da resiliência das comunidades rurais" concluiu.
Corazza ressaltou que a Cotriel mantém uma sólida parceria com a Biotrigo Genética, referência nacional no melhoramento de trigo, para a produção de sementes de alta qualidade. Essa colaboração estratégica permite à Cooperativa oferecer aos seus associados sementes de cultivares modernas, com alto potencial produtivo, excelente adaptação às condições da região e resistência às principais doenças. Por meio dessa parceria, a Cotriel atua na multiplicação e beneficiamento de sementes certificadas, assegurando a pureza varietal e a confiabilidade genética das cultivares desenvolvidas pela Biotrigo. O trabalho conjunto também proporciona acesso antecipado a novas tecnologias e inovações no setor tritícola, beneficiando diretamente os cooperados e contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva do trigo”, descreveu.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Cotriel com a qualidade, a produtividade e a sustentabilidade no campo, oferecendo ao produtor rural mais segurança e competitividade. Também participaram da reunião, na ocasião, o Supervisor Técnico da Regional Centro, Oscar Toledo da Costa, o Agrônomo Luciano Nicolini e o Técnico Agrícola, Rafael Klein.