cotriela força da união

  • SERVIÇO DE PREVISÃO DO TEMPO ESTÁ INDISPONÍVEL NO MOMENTO.

novidades

noticias

Publicada: 24/06/2025

Cotriel realiza importantes palestras com as empresas Nortox e Perfocal

terça-feira, 24 de junho de 2025

Fonte: Setor de Comunicação

Na noite da última terça-feira, 17 de junho, na Afeco, a Cotriel, juntamente com as empresas Nortox e Perfocal realizou importantes palestras para a área técnica e associados da Regional Norte que abrange as filiais da Sede (Espumoso), Alto Alegre, Campos Borges, Serra dos Engenhos, Depósito e Pontão do Butiá.

Na abertura, Maicon Piveta, da área de desenvolvimento de mercado da Nortox destacou a importância do manejo de doenças devido ao excesso de chuvas na semeadura das culturas de inverno, especialmente o trigo: “O manejo precisa ser feito e posicionado no momento correto. Precisamos entender os principais fatores que de terminam a eficiência do produto e as doenças que estão mais propensas a se desenvolver durante o ciclo. O manejo fisiológico visa extrair o maior potencial genético e aproveitar melhor os recursos do ambiente, a fim de proporcionar ao produtor o melhor custo/ benefício, além de uma planta melhor com maior desenvolvimento e alto potencial aproveitando os nutrientes aplicados. A lavoura de trigo, este ano, se apresenta com um maior desafio e a aplicação correta dos bioativadores a fim de estimular o perfilamento da planta visa estimulá-la a superar esta severa variação climática que prejudicam o desenvolvimento inicial deste importante cereal. Nossos produtos estão à disposição dos cooperados da Cotriel para fazer todo este trabalho”, frisou.

O sócio proprietário da Perfocal, Lucas Martineli, destacou a inovação da linha de calcários da empresa a fim de que o produto tenha uma resposta mais rápida. Segundo ele, o segredo é que as moléculas de mais finas que os microporos do solo. Na região da Cotriel, os solos são mais argilosos, sendo necessário trabalhar com uma dose especifica em uma ou mais aplicações . Em trabalhos realizados após chuvas intensas como as registradas na última semana, a perda do nosso calcário no solo foi de apenas 5%, muito menor do que qualquer outro produto. Lucas finaliza lembrando que o programa de correção deve começar com uma análise detalhada do solo e fazer aplicações únicas todos os anos, sendo que a elevação do PH leva, em média, de dois ou três anos e, a partir disso, são calculadas as perdas e feitas as reposições de acordo com o que as análises apontarem”, disse

Por fim, Carlos Lamel, Engenheiro Agrônomo do Setor de Compras de Insumos da Cotriel, abordou sua experiência no uso do calcário da Perfocal e acerca da importância de cuidar do solo: “Considero importante trabalhar na parte de correção de perfil de solo, acidez e balanços de nutrientes. O uso do produto foi no intuito de corrigir realmente o perfil do solo, já que os resultados que nós tivemos em relação ao calcário tradicional nos forneciam uma correção mais em nível de superfície do solo. Um dos grandes desafios para aumentar a produtividade de forma mais consistente é corrigir o solo para tentar transpor os obstáculos causados pela falta de água na parte mais profunda deste”, finalizou.