novidades

noticias

Publicada: 28/05/2013

Cotriel realizou palestras sobre o leite

terça-feira, 28 de maio de 2013

Os temas abordados foram "Importância do uso de aditivos nas rações de bovino de leite”, proferida pelo coordenador técnico comercial de bovinos de leite da Nutron, Fabiano Terra, e ”Impacto no custo de produção provocado por micotoxinas dos alimentos das vacas leiteiras”, assunto que foi abordado pelo representante da Graspe, Tiago Monteiro.
Em entrevista à nossa reportagem, Fabiano Terra ressaltou que o consumo é o fator mais importante na atividade de leite, pois devido a alimentação das vacas ser à base de pastagem, complementada pela silagem de milho, ração, minerais, vitaminas e aditivos, o mas o importante é atender primeiramente o básico para depois pensar em uma alimentação refinada. “No quesito pastagem, temos que ter uma preocupação especial, pois com ela podemos produzir um leite mais barato. Estudos apontam que pastagens de qualidade proporcionam um limite máximo de produção de 14 litros por dia. Se quisermos obter mais resultados , não podemos deixar de usar ração na alimentação do rebanho, com uma dieta balanceada, o que proporcionará uma reprodução mais eficiente, melhor saúde de casco, de glândula mamaria, aumento da imunidade e longevidade do rebanho. As matérias primas usadas na formulação das rações Animax são as mais nobres do mercado, tendo como grande parte da sua composição farelo de soja e milho, além de minerais, vitaminas e aditivos fornecidos pela sua parceira/fornecedora Nutron Alimentos, a mesma empresa que compõem a linha de Minerais Animax (Animax Lactação M, Animax Milk Casco e Animax Milk Performace), à disposição do produtor de toda a região”, disse.
O médico veterinário da empresas Graspe, Tiago Monteiro, ao falar do assunto micotoxinas, lembrou que estas substâncias, por estarem presentes na alimentação das vacas, geram muitos problemas, como de reprodução e digestivos, além das aflatoxinas, que é um problema de saúde pública por secretar no leite uma substância chamada M1 que é extremamente cancerígena para o ser humano: “As micotoxinas se camuflam em patologias comuns na propriedade e os produtores devem ficar atentos, pois não existem métodos para controlar as micotoxinas antes do animal ingerir o alimento e o controle só pode ser feito dentro do sistema digestivo do animal. Estes produtos, que estão na formulação das rações Animax e também são vendidos nas Lojas de Ferragens da Cotriel, são feitos à base de óleos essenciais que absorvem as micotoxinas, com efeitos muito similares a antibióticos, com a vantagem de não deixar resíduo em carne, nem na ração e, o mais importante, não criam resistência a outros antibióticos. Por ser uma tecnologia 100% natural, absorvem as micotoxinas que são eliminadas nas fezes dos animais”, ressaltou
Cerca de 250 produtores participaram deste ciclo de palestras, nas quais a linha de minerais Animax Cotriel teve descontos especiais.