Publicada: 19/09/2023
terça-feira, 19 de setembro de 2023
Na tarde da última sexta-feira, 15 de setembro, os jovens integrantes das futuras Cooperativas Escolares da Escola Augusto Peruzzo do Pontão do Butiá e da Escola Emílio Henrique Schmitt, do Campo Comprido, ambas do interior de Espumoso, realizaram visita à Cotriel. Os alunos foram acompanhados por Diego de Ramos, assessor de desenvolvimento do cooperativismo e Laura Bedini, assistente de desenvolvimento do cooperativismo da Cooperativa de Crédito. Eles foram recebidos pelas psicólogas da Cotriel, Aline Gadenz e Daniele Vilarinho.
Na ocasião, eles participaram de jogos interativos, onde concorreram a prêmios, assistiram um vídeo institucional da Cotriel e tiveram uma breve palestra com o auxiliar de comunicação, Luciano Zanon. Logo após, realizaram uma breve vista a algumas estruturas da Cooperativa.
O programa cooperativas escolares é fomentado pela Sicredi Espumoso RS/MG, tem como objetivo a vivência dos princípios de cooperação e cidadania pelos alunos das redes municipais participantes. Em Espumoso o ano de 2023 ficará marcado pela fundação de duas novas cooperativas, que serão nas escolas municipais espumosenses das comunidades do Pontão do Butiá e Campo Comprido.
Diego Ramos explica que durante a trajetória de estudos, os alunos são incentivados a entender e escrever seu próprio estatuto, contendo as regras da cooperativa com base nas legislações existentes. “Visando entender a importância e como funciona o sistema, os estudantes das duas cooperativas realizaram estas visitas à Cotriel e ao Sicredi, conhecendo o funcionamento dos setores e áreas, o papel dos conselheiros e os benefícios que estas cooperativas geram em suas comunidades”, frisou.
O programa é realizado em parceria com as secretarias municipais de educação, que apoiam, incentivam e orientam os alunos para uma aprendizagem significativa.
Fotos: Diego Ramos e Aline Gadenz